Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Current track

Title

Artist

Current show

Power Play

20:00 23:59

Current show

Power Play

20:00 23:59


EFEMÉRIDES: 24 DE FEVEREIRO – DATA DO NASCIMENTO DE TEÓFILO BRAGA, COSTINHA E DAVID MOURÃO FERREIRA

Written by on Fevereiro 24, 2018

EFEMÉRIDES

24 de fevereiro

1582 – Gregório XIII estabeleceu o calendário gregoriano.

1777 – Morreu o rei D. José e começou o reinado de D. Maria I. O reinado de D.José ficou sobretudo marcado pelas políticas do seu secretário de Estado, o Marquês de Pombal, que reorganizou as leis, a economia e a sociedade portuguesa, transformando Portugal num país moderno. Outros acontecimentos do seu reinado foram a tentativa de regicídio que sofreu e o subsequente processo dos Távoras. Os Marqueses de Távora, o Duque de Aveiro e familiares próximos, acusados da sua organização, foram executados ou colocados na prisão, enquanto a Companhia de Jesus era declarada ilegal e os jesuítas expulsos de Portugal e das colónias.

1842 – Foi proclamada a restauração da Carta Constitucional, no Porto. D. Maria II entregou o Governo ao duque da Terceira.

1843 — Nasceu em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, Teófilo Braga, escritor, filólogo e político português, foi o segundo Presidente da República. Estreou-se na literatura em 1859 com Folhas Verdes. Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, fixou-se em Lisboa em 1872, onde lecciona literatura no Curso Superior de Letras, a actual Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa Da sua carreira literária contam-se obras de história literária, etnografia poesia, ficção e filosofia, tendo sido ele o introdutor do Positivismo em Portugal. Depois de ter presidido ao Governo Provisório da República Portuguesa, a sua carreira política terminou após exercer fugazmente o cargo de Presidente da República, em substituição de Manuel de Arriaga.

1891 – Nasceu Ernestino Augusto Costa, o ator Costinha, nome determinante para o teatro português de Revista. Sobre ele escreveu um dia, Jorge Leitão Ramos: “Ele tinha aquela figura pequena e rotunda e uma voz de quase tenor que o calhavam para papéis inflados de quem se dava muita importância e não media o ridículo – e foi quase só isso que fez em mais de duas dezenas de filmes, interpretando papéis secundários, de composições, que deixavam uma boa memória de um dos atores que mais fez rir os portugueses do século XX”

1927 — Nasceu David Mourão-Ferreira, escritor e pedagogo, autor de “Entre a Sombra e o Corpo” e de “Um Amor Feliz”. Considerado um dos maiores poetas contemporâneos portugueses do Século XX ganhou notoriedade junto do grande público com os poemas de sua autoria cantados por Amália Rodrigues como Sombra, Maria Lisboa, Anda o Sol na Minha Rua Nome de Rua, Fado Peniche e sobretudo Barco Negro. Depois do 25 de Abril de 1974, foi diretor do jornal A Capital e diretor-adjunto de O Dia. No governo, desempenhou o cargo de Secretário de Estado da Cultura, entre 1976 a Janeiro de 1978 Foi ele que assinou, em 1977, o despacho que criou a Companhia Nacional de Bailado. Foi autor de alguns programas de televisão na RTP, com destaque para “Imagens da Poesia Europeia”. Em 1981 foi condecorado com o grau de Grande-Oficial da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada Em 1996,  foi elevado a Grã-Cruz da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada e  no mesmo ano recebeu o Prémio de Carreira da Sociedade

1978 – Á altura ministro dos Assuntos Sociais, António Arnault, apresentou o Serviço Nacional de Saúde. O Estado português consagrou, pela primeira vez, o acesso universal aos cuidados de saúde, de acordo com a Constituição de 1976.

1991 – Guerra do Golfo. Começava a ofensiva terrestre das forças aliadas contra as tropas iraquianas no Kuwait, às 01:28, hora de Lisboa, com o avanço de um milhão de soldados e dez mil blindados.

2003 – Á data Comissário Europeu de Justiça e Interior, António Vitorino, foi condecorado com a Grã Cruz de São Raimundo de Penhafort, do Estado espanhol.

2005 – O Royal Mail lançou uma série de seis selos com pinturas da artista Paula Rego.

2006 – Foi anunciada a entrada em vigor do subsídio para idosos, com rendimentos inferiores a 300 euros mensais.

2008 – Raul Castro sucedeu oficialmente ao irmão Fidel na chefia do Estado cubano, eleito pela nova Assembleia para um mandato de cinco anos. O novo presidente de Cuba anunciou que vai avançar com uma reestruturação da Administração Pública e saudou efusivamente o presidente e as forças armadas da Venezuela.

2012 – As propostas do Bloco de Esquerda e Verdes que pretendiam alargar a adoção de crianças a todas as famílias, fossem hetero ou homsexuais foram rejeitadas no Parlamento.

2015 – O presidente da Empresa Municipal de Estacionamento de Lisboa, António Júlio de Almeida, foi demitido pela Câmara Municipal de Lisboa. Segundo a revista Sábado, adiantou na altura, uma das razões para a saída terá ter tido que ver com “um processo de despedimentos que estava para ser posto em prática, mas que acabou por não avançar“.

2016 – Uma bola de fogo cruzou os céus da Península Ibérica.O evento foi produzido por um meteoróide que chocou com a atmosfera a cerca de 120 mil quilómetros/hora, ficando visível entre os 100 e os 42 quilómetros de altitude

2017 – O Instituto Português do Desporto e da Juventude abriu um concurso para 630 bolsas a serem entregues a jovens entre os 18 e os 29 anos que não trabalhem nem estudem.

====================.

Este é o quinquagésimo quinto dia do ano. Faltam 310 dias para o termo de 2018.

Pensamento do dia: “Mal haja a noite assassina e quem domina sem nos vencer”. José Afonso (1929-87), músico e poeta português.

Tagged as