Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Liqquid Grooves

14:00 15:00

Atual

Liqquid Grooves

14:00 15:00


EFEMÉRIDES: 21 DE MAIO – PASSA 1 ANO SOBRE A MORTE DE ANTÓNIO ARNAUT

Escrito por em Maio 21, 2019

EFEMÉRIDES

21 de maio

Dia Mundial para o Desenvolvimento Cultural.

Feriado Municipal em Vila Nova de Foz Coa, onde se assinala a data em que foi outurgada a Carta de Foral, pelo Rei D.Dinis em 1299.

1904 – Foi fundada a Federação Internacional de Futebol. A acta da fundação foi assinada por representantes da França, Bélgica, Dinamarca, Países Baixos, Espanha, Suécia e Suíça.

1954 – Decorreu um movimento grevista na Covilhã  com os operários da indústria têxtil a paralisarem as fábricas, em protesto pelos baixos salários e as duras condições de trabalho. O protesto dos trabalhadores serranos motivou a intervenção da polícia, que tentou por fim às greves, cercou as fábricas e prendeu dezenas de grevistas, vendo-se depois o governo obrigado a libertá-los face à indignação dos operários e à continuidade dos protestos. O movimento grevista também aconteceu no Porto, cujos operários se manifestaram solidários com os da Covilhã.

1965 — A ditadura do Estado Novo extinguiu a Sociedade Portuguesa de Escritores, por ter atribuído o Grande Prémio ao luso-angolano Luandino Vieira, na altura preso no Tarrafal.

1990 – Vital Moreira, na altura com 45 anos, antigo juiz do Tribunal Constitucional, abandonou o PCP.

1998 – Em Lisboa foi inaugurada da EXPO-98, dedicada aos Oceanos. Durante 132 dias acolheu cerca de 11 milhões de visitantes. A partir de 16 de Outubro de 1998, o recinto onde decorreu a exposição foi reaberto como zona de lazer, passando a denominar-se Parque das Nações.

2006 – Em referendo, os eleitores do Montenegro disseram “sim” à independência em relação à Sérvia.

2007 – A artista Teresa Lima venceu o Prémio Nacional de Ilustração 2006, pelas ilustrações da obra “Histórias de animais”.

– A agência Lusa foi um dos três órgãos de comunicação social distinguidos com um prémio especial no âmbito do galardão “Jornalismo pela Tolerância”, uma iniciativa do Alto Comissariado para a Imigração e Minorias Étnicas, que distinguiu também a RTP 2 pelo programa “Nós”, assim como a rádio TSF pelo programa “Gente como nós”.

– Morreu Alberto Vilaça, aos 78 anos, advogado antifascista e membro do PCP.

2008 – Mais de 3.000 trabalhadores não docentes das escolas básicas e secundárias de todo o país aderiram à greve e manifestaram-se contra a sua situação laboral precária, à porta do Ministério da Educação em Lisboa

– Morreu o artista plástico Bartolomeu Cid dos Santos, um dos nomes centrais da gravura portuguesa, em Londres, aos 77 anos

2009 – Morreu João Bénard da Costa, diretor da Cinemateca Nacional, um dos fundadores em 1963 da revista O Tempo e o Modo, antigo diretor do Sector de Cinema do Serviço de Belas-Artes da Fundação Calouste Gulbenkian, presidente da comissão organizadora das Comemorações do Dia de Portugal. Contava 74 anos.

2013 – Morreu Ray Manzarek numa clínica da Alemanha, onde se encontrava a receber tratamento para um cancro. Tinha 74 anos. Nascido em Chicago, amante do blues e do jazz, fundaria os Doors com Jim Morrison em 1965. Dois anos depois, com a edição do homónimo álbum de estreia, a banda tornar-se-ia um dos fenómenos da década, atingindo o coração do circuito pop com as letras provocadoras e enigmáticas de Morrison e música que reproduzia na perfeição aquilo que Manzarek definia como uma entrega “dionisiaca” à vida, constantemente no fio da navalha.

2015 – O Governo aprovou uma proposta de lei de regime jurídico de adoção de crianças que simplificou os processos e estabeleceu um prazo máximo de doze meses para que fossem tomadas decisões.

2016 – A seleção portuguesa de futebol de sub-17 conquistou pela sexta vez o título europeu, ao derrotar na final a Espanha no desempate por grandes penalidades (5-4), depois de 1-1 no tempo regulamentar.

– Foi inaugurado em Caneças o novo Reservatório de água.

2017 –  Um estudo revelou que o Instagram é a rede social que mais prejudica a saúde mental dos seus utilizadores, especialmente os mais jovens.

2018 – Morreu, aos 82 anos, em Coimbra, António Arnaut, antigo ministro dos Assuntos Sociais no II Governo Constitucional, foi um dos fundadores do Serviço Nacional de Saúde. Advogado, nasceu na Cumeeira, no concelho de Penela, foi ainda Grão- Mestre do Grande Oriente Lusitano e era presidente honorário do PS desde 2016. Agraciado com o grau de Grande-Oficial da Ordem da Liberdade e com a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade, desde jovem envolveu-se na oposição ao Estado Novo e participou na comissão distrital de Coimbra da candidatura presidencial de Humberto Delgado.

============.

Este é o centésimo quadragésimo primeiro dia do ano. Faltam 224 dias para o termo de 2019.

Pensamento do dia: “Os acasos só favorecem os espíritos preparados”. Louis Pasteur (1822-95), biólogo francês.

                                                                                   António Arnaut

 

 

Marcado como