Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Cruzeiro da Noite

02:00 08:00

Atual

Cruzeiro da Noite

02:00 08:00


EFEMÉRIDES: 21 DE MAIO – DIA MUNDIAL PARA O DESENVOLVIMENTO CULTURAL

Escrito por em Maio 21, 2018

EFEMÉRIDES

21 de maio

Dia Mundial para o Desenvolvimento Cultural.

Feriado Municipal em Vagos, feriado móvel que se assinala na segunda-feira após o domingo de Pentecostes altura em que se realiza a romaria em Honra de Nossa Senhora de Vagos e em Vila Nova de Foz Coa, onde se assinala a data em que foi outurgada a Carta de Foral, pelo Rei D.Dinis em 1299.

1904 – Foi fundada a Federação Internacional de Futebol. A acta da fundação foi assinada por representantes da França, Bélgica, Dinamarca, Países Baixos, Espanha, Suécia e Suíça.

1954 – Decorreu um movimento grevista na Covilhã  com os operários da indústria têxtil a paralisarem as fábricas, em protesto pelos baixos salários e as duras condições de trabalho. O protesto dos trabalhadores serranos motivou a intervenção da poliícia, que tentou por fim às greves, cercou as fábricas e prendeu dezenas de grevistas, vendo-se depois o governo obrigado a libertá-los face à indignação dos operários e à continuidade dos protestos. O movimento grevista também aconteceu no Porto, cujos operários se manifestaram solidários com os da Covilhã.

1965 — A ditadura do Estado Novo extinguiu a Sociedade Portuguesa de Escritores, por ter atribuído o Grande Prémio ao luso-angolano Luandino Vieira, na altura preso no Tarrafal.

1990 – Vital Moreira, na altura com 45 anos, antigo juiz do Tribunal Constitucional, abandonou o PCP.

1998 – Em Lisboa foi inaugurada da EXPO-98, dedicada aos Oceanos. Durante 132 dias acolheu cerca de 11 milhões de visitantes. A partir de 16 de Outubro de 1998, o recinto onde decorreu a exposição foi reaberto como zona de lazer, passando a denominar-se Parque das Nações.

2006 – Em referendo, os eleitores do Montenegro disseram “sim” à independência em relação à Sérvia.

2007 – A artista Teresa Lima venceu o Prémio Nacional de Ilustração 2006, pelas ilustrações da obra “Histórias de animais”.

– A agência Lusa foi um dos três órgãos de comunicação social distinguidos com um prémio especial no âmbito do galardão “Jornalismo pela Tolerância”, uma iniciativa do Alto Comissariado para a Imigração e Minorias Étnicas, que distinguiu também a RTP 2 pelo programa “Nós”, assim como a rádio TSF pelo programa “Gente como nós”.

– Morreu Alberto Vilaça, aos 78 anos, advogado antifascista e membro do PCP.

2008 – Mais de 3.000 trabalhadores não docentes das escolas básicas e secundárias de todo o país aderiram à greve e manifestaram-se contra a sua situação laboral precária, à porta do Ministério da Educação em Lisboa

– Morreu o artista plástico Bartolomeu Cid dos Santos, um dos nomes centrais da gravura portuguesa, em Londres, aos 77 anos

2009 – Morreu João Bénard da Costa, diretor da Cinemateca Nacional, um dos fundadores em 1963 da revista O Tempo e o Modo, antigo diretor do Sector de Cinema do Serviço de Belas-Artes da Fundação Calouste Gulbenkian, presidente da comissão organizadora das Comemorações do Dia de Portugal. Contava 74 anos.

2013 – Morreu Ray Manzarek numa clínica da Alemanha, onde se encontrava a receber tratamento para um cancro. Tinha 74 anos. Nascido em Chicago, amante do blues e do jazz, fundaria os Doors com Jim Morrison em 1965. Dois anos depois, com a edição do homónimo álbum de estreia, a banda tornar-se-ia um dos fenómenos da década, atingindo o coração do circuito pop com as letras provocadoras e enigmáticas de Morrison e música que reproduzia na perfeição aquilo que Manzarek definia como uma entrega “dionisiaca” à vida, constantemente no fio da navalha.

2015 – O Governo aprovou uma proposta de lei de regime jurídico de adoção de crianças que simplificou os processos e estabeleceu um prazo máximo de doze meses para que fossem tomadas decisões.

2016 – A seleção portuguesa de futebol de sub-17 conquistou pela sexta vez o título europeu, ao derrotar na final a Espanha no desempate por grandes penalidades (5-4), depois de 1-1 no tempo regulamentar.

– Foi inaugurado em Caneças o novo Reservatório de água.

2017 –  Um estudo revelou que o Instagram é a rede social que mais prejudica a saúde mental dos seus utilizadores, especialmente os mais jovens.

============.

Este é o centésimo quadragésimo primeiro dia do ano. Faltam 224 dias para o termo de 2018.

Pensamento do dia: “Os acasos só favorecem os espíritos preparados”. Louis Pasteur (1822-95), biólogo francês.

Marcado como