Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Current track

Title

Artist

Current show

Cruzeiro da Noite

00:00 08:00

Current show

Cruzeiro da Noite

00:00 08:00


EFEMÉRIDES: 2 DE DEZEMBRO – HÁ 70 ANOS 152 PESCADORES MORRERAM AO LARGO DE MATOSINHOS

Written by on Dezembro 2, 2017

EFEMÉRIDES

2 de dezembro

Dia Internacional da Abolição da Escravatura e Dia Internacional para a Abolição da Escravidão Animal.

1804 – Napoleão fez-se coroar Imperador da França.

1805 – Data da Batalha de Austerlitz.

1945 – Foi inaugurado o aeroporto de Pedras Rubras, no Porto, atualmente designado por Aeroporto Sá Carneiro. Até então, a cidade do Porto era servida, em termos de transportes aéreos, pelo aeródromo de Espinho, construído em 1935 pela Aeronáutica Militar. A inauguração aconteceu com a chegada de  um voo da TAP, proveniente de Lisboa. O primeiro voo internacional só aconteceu em 1956 e quatro anos mais tarde foi dado início ao serviço de voos regulares com destino a Londres. Em 1975, a pista foi aumentada para 3480 metros e em  meados da década de 1980 foi inaugurado um terminal de carga. Em 1990 foi inaugurada a nova aerogare e na altura a designação das instalações passou de Aeroporto de Pedras Rubras para Aeroporto Francisco Sá Carneiro em homenageado ao primeiro-ministro Francisco Sá Carneiro, falecido numa queda de avião, quando viajava precisamente para Pedras Rubras. Em 2007[,  o Aeroporto Francisco Sá Carneiro foi galardoado como o melhor da Europa na categoria de aeroportos até 5 milhões de passageiros.

1947 — Naufrágio das traineiras “D. Manuel”, “Rosa Faustino”, “Maria Miguel” e “S. Salvador”, entre a Aguda e Leixões, morrem 152 marinheiros. Foi o maior desastre marítimo ocorrido na costa de Matosinhos. As traineiras estavam a chegar ao porto de Leixões com pouco peixe nos porões. A meio da manhã, entrou uma traineira carregada de sardinha e os outros mestres antevendo uma boa pescaria, chamaram os seus tripulantes e começaram a aprovisionar os barcos para outra saída. Durante essa tarde, apesar dos vários avisos de temporal, fizeram-se ao mar 103 traineiras que rumaram em direcção à Figueira da Foz. Nessa altura, o espectro da fome era maior do que o do medo, levando a que estes ousados lobos do mar enfrentassem sempre as ondas sem medo, saindo da barra muitas vezes para não voltarem. O tempo mudou e envolveu as traineiras num imenso temporal. As ondas subiram aos 10 metros e algumas traineiras resolvem regressar a Leixões, mas a grande maioria continua. Ao anoitecer já todos andavam a tentar fugir ao temporal, esforçando ao máximo os motores e as máquinas das traineiras, procurando desesperadamente um porto de abrigo, enquanto o mar levava marinheiros borda fora e enchia os porões das traineiras de água. À noite e mal as primeiras traineiras aportaram confirmaram-se as piores notícias. Tinham sido avistadas, entre a Aguda e o Senhor da Pedra, quatro traineiras a navegar em situação aflitiva muito perto da costa, e apesar de alguns mestres terem tentado avisa-los e orienta-los para o bom caminho, com as sirenes, sinais e até gritos, nada conseguiram fazer pois a violência do temporal era tanta que os impediu-os de conseguiram os seus objectivos.

1950 – As Nações Unidas entregaram a Eritreia à Etiópia.

1975 – Foi nacionalizada a RTP.

1983 – O cargueiro inglês Tollan, que se tinha afundado no estuário do Tejo, foi colocado na posição normal, a fim de poder ser rebocado depois de três anos de espera.

1990 – Morreu o artista plástico português António Dacosta, com 76 anos.

1995 – Realizou-se a I Bienal do Livro das Culturas e da Língua Portuguesa, em Maputo.

1996 – Entrou em vigor a Lei da Flexibilidade e Polivalência, que fixou em 40 horas a semana de trabalho, em Portugal.

2004 — Quatro árbitros e um empresário de jogadores foram constituídos arguidos no âmbito do processo de investigação Apito Dourado.

— Começou a instrução do processo do chamado “saco azul” da autarquia de Felgueiras.

2006 – Morreu Fernando Real, com 83 anos, geólogo de formação e professor catedrático, antigo ministro do Ambiente.

2008 — Morreu a cantora afro-americana Odetta, conhecida como “a voz dos direitos civis”, em Nova Iorque, vítima de uma doença cardíaca, aos 77 anos de idade. Odetta foi uma figura emblemática da luta contra a discriminação e influenciou artistas como Joan Baez, Bob Dylan, Janis Joplin e o grupo Peter, Paul & Mary.

2010 – Mário da Cunha Rosa, antigo atleta e dirigente do Sporting, um dos fundadores do Grupo Stromp e membro do Conselho Leonino, morreu aos 98 anos de broncopneumonia.

– Morreu o economista Ernâni Lopes aos 68 anos. Foi ministro das Finanças no governo do bloco central liderado por Mário Soares, entre 1983 e 1985, onde negoceiou o dossier de adesão de Portugal à CEE, depois de ter sido o embaixador junto das instituições europeias.

2015 – Os partidos de esquerda chegaram a um entendimento sobre a redução da sobretaxa de IRS em 2016.

2016 – O presidente francês, François Hollande, anunciou que não se iria candidatar a um novo mandato, afastando-se, desta forma, da corrida presidencial em França.

==============.

Este é o tricentésimo trigésimo sexto dia do ano. Faltam 29 dias para o termo de 2017.

Pensamento do dia: “A liberdade é um mar tempestuoso. Os cobardes preferem a calma do despotismo”. Thomas Jefferson (1743-1826), terceiro presidente dos EUA, autor da Declaração de Independência.

Tagged as