Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Mundo NAF

20:00 23:59

Atual

Mundo NAF

20:00 23:59


EFEMÉRIDES: 19 DE JULHO – DIA DA RESERVA NATURAL DO TEJO

Escrito por em Julho 19, 2019

EFEMÉRIDES

19 de julho

Dia da Reserva Natural do Tejo, Dia Internacional da Eliminação da Violência Sexual.

64 – Data do Incêndio de Roma, que destruiu completamente a cidade. A versão mais contada é a de que os moradores que habitavam as construções de madeira, usavam do fogo para se aquecer e se alimentar. E por algum acidente, o fogo deflagrou e alastrou. Outra versão famosa, que é desmentida pelos historiadores, é de que o imperador Nero teria ordenado o incêndio com o propósito de construir um complexo palaciano, já que o senado romano havia indeferido o pedido de desapropriação para a obra. Há ainda a versão , concebida por romancistas cristãos que, atribuindo ao imperador a condição de demente, pretende que ele provocou o incêndio para inspirar-se, poeticamente, e poder produzir um poema, como Homero ao descrever o incêndio de Troia. Segundo algumas fontes, enquanto o fogo consumia a cidade, Nero contemplava o cenário, tocando com sua lira. Esta cena é retratada no romance Quo Vadis

1886 – Morreu o poeta português Cesário Verde, aos 31 anos. Foi o autor de “Cristalizações” e de “O Sentimento de Um Ocidental”.

1911 – Foi criado o Museu de Arte Contemporânea, a partir da seleção das obras de arte existentes no Museu de Arte Antiga, posteriores a 1850, e acabou por ser instalado no Convento de S. Francisco, num espaço vizinho da Academia de Belas Artes. Foi nomeado o pintor Carlos Reis como seu primeiro diretor.

1934 – Nasceu Francisco Sá Carneiro, advogado, deputado da Ala Liberal à Assembleia Nacional, fundador do PPD, primeiro-ministro do VI Governo Constitucional.

1974 – Foi criado o CDS, liderado por Diogo Freitas do Amaral e Adelino Amaro da Costa.

1975 – Uma manifestação promovida pelo PS, na Alameda D. Afonso Henriques, em Lisboa, exigiu a demissão do IV Governo Provisório de Vasco Gonçalves.

1976 — Abriu da primeira sessão Legislativa da Assembleia Regional da Madeira.

1986 – As autoridades soviéticas demitram quatro funcionários da Central de Chernobyl e responsabilizaram os trabalhadores pelo desastre nuclear.

1985 – Uma rotura da barragem de Stava, em Itália, inunda povoações e causou 300 mortos.

1987 – Nas Eleições Legislativas, o PSD obteve a sua primeira maioria absoluta e elegeu 148 deputados.

1992 – O juiz italiano Paolo Borselino foi assassinado em Palermo.

1993 — Abriu a Fundação Luso-Brasileira para o Desenvolvimento do Mundo de Língua Portuguesa, no Brasil.

– Foi inaugurada da Ponte do Tuy, entre Portugal e Espanha.

1995 — Chegou a Portugal a cadeia de supermercados Lidl, que num só dia abriu 13 lojas.

2002 – O PCP anunciou, em Lisboa, a expulsão dos militantes Edgar Correia e Carlos Luís Figueira e a suspensão de Carlos Brito.

2003 – Um incêndio na Sertã devastou a maior mancha de pinheiro bravo da Europa.

2006 – José Agostinho Baptista recebeu o Grande Prémio de Poesia APE/CTT.

2007 – Foi ratificada na Assembleia da República a Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção, que tinha sido subscrita por Portugal em 11 de dezembro de 2003.

2010 – Morreu, aos 85 anos, o australiano David Warren. Foi o inventor da caixa negra dos aviões que regista toda a atividade da navegação, após a morte do pai num acidente aéreo.

2015 – Um Boeing 777 da Air France com destino a Paris deixou cair uma placa de 60 quilos após a descolagem do aeroporto de Xangai. A placa caiu sobre o teto de uma fábrica, mas não causou feridos.

– Portugal conquistou o Mundial de Futebol de Praia ao derrotar o Taiti por 5-3 no jogo da final.

2016 – Um jovem, armado com um machado, fez quatro feridos num comboio alemão. O atentado seria reivindicado pelo Daesh.

2017 – Um grupo de estudantes da Universidade de Aveiro  criou um robô para ajudar a Proteção Civil em situações de catástrofe, capaz de entrar nos escombros, mapear em três dimensões o espaço, detetar focos de incêndio e medir a temperatura, humidade e monóxido de carbono e, em tempo real, enviando os dados para o exterior.

==============

Este é o ducentésimo dia do ano. Faltam 165 dias para o termo de 2019

Pensamento do dia: “A história ensina-nos que nada aprendemos dela”. George Bernard Shaw (1856-1950), escritor irlandês.

Reserva Natural do Tejo

Marcado como