EFEMÉRIDES: 18 DE MAIO – HÁ 17 ANOS O BOAVISTA SAGRAVA-SE CAMPEÃO NACIONAL
Escrito por ARCO em Maio 18, 2018
EFEMÉRIDES
18 de maio
Dia Internacional dos Museus
1605 – Filipe II de Portugal e III de Espanha reabriu o Mosteiro de S. Vicente, em Lisboa, que mandara reedificar.
1890 – Foi inaugurada a Estação Central do Rossio, em Lisboa.
1898 – Começaram os trabalhos da Conferência da Haia, a primeira reunião de representantes dos principais estados mundiais, para aprovação dos acordos sobre a guerra e a resolução pacífica de conflitos.
1920 – Nasceu em Wadowice, uma cidade do extremo sul da Polónia próxima de Cracóvia, Karol Wojtyla, que viria a ser Papa com o nome de João Paulo II.
1958 – Decorreu sob apertada vigilância da PIDE e da Policia de Choque o comício de apoio à candidatura de Humberto Delgado, realizado no Liceu Camões, em Lisboa.
1974 – Morreu o professor Amorim Ferreira, presidente da Academia das Ciências de Lisboa.
1980 – O vulcão de Santa Helena, no estado de Washington, EUA, entrou em erupção, após 123 anos de inatividade. Em resultado morreram 57 pessoas.
1998 – Maria José Ferro Tavares foi eleita reitora da Universidade Aberta e tornou-se na primeira mulher a presidir uma universidade pública portuguesa.
1999 – O alpinista João Garcia, na altura com 31 anos, atingiu o cume do Monte Everest.
2001 – O Boavista sagrou-se campeão nacional de futebol da época 2000-01, pela única vez na história do clube, ao terminar a prova com 77 pontos. Era, assim, quebrada a ditadura dos «três grandes» e um novo campeão entrava no rol, após dois segundos lugares, presença nas Taças, Super Taças e Liga dos Campeões. Nos lugares imediatos classificaram-se Porto, com 76 pontos, Sporting com 62, Braga com 57, União de Leiria com 56 e em sexto, o Benfica com 54 pontos. Os três últimos foram o Campomaiorense, Desportivo das Aves e Estrela da Amadora e baixaram à 2ª Divisão.
2004 – Portugal e o Vaticano assinaram a Concordata que acabou com o regime de isenção fiscal dos padres com profissões laicas e reconheceu a especificidade da Universidade Católica Portuguesa.
2005 – Foi assassínada Shaima Rezayee, aos 24 anos. Era apresentadora da televisão afegã.
2006 – Foram aprovadas novas regras de doação de órgãos, eliminando a proibição da doação em vida de órgãos regeneráveis, entre pessoas sem parentesco.
– Foi estabelecida a criação do Sistema Integrado das Redes de Emergência e Segurança de Portugal.
– Morreu Ema Paul, aos 73 anos, atriz de teatro, viúva de Henrique Canto e Castro.
2007 – A escritora Maria Gabriela Llansol venceu o Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores 2006, pela obra “Amigo e Amiga — Curso de Silêncio de 2004”.
– Morreu António Simões Monteiro, 64 anos, presidente da Secção Portuguesa da Amnistia Internacional e diretor-geral da Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade de Informação.
2008 – O Sporting conquistou a Taça de Portugal em futebol, ao vencer o Porto por 2-0 no prolongamento, com dois golos de Rodrigo Tiui.
– O ABC conquistou a nona Taça de Portugal em andebol do seu historial, ao derrotar na final o FC Porto por 32-26, em Guimarães
2013 – O Museu da Comunidade Concelhia da Batalha foi distinguido com o Prémio Kenneth Hudson atribuído no Fórum Europeu dos Museus, que decorreu na cidade belga de Tongeren.
2014 – O Benfica conquistou a Taça de Portugal, ao vencer o Rio Ave na final, por 1-0, fazendo o “pleno” nas competições nacionais de futebol da época 2013/14, depois dos triunfos na I Liga e na Taça da Liga
2015 – As trabalhadoras do sexo querem pagar impostos e Segurança Social, como todos os trabalhadores, para terem direito à reforma e à baixa por doença. Esta foi a conclusão de um estudo levado a cabo por quatro investigadores das Universidades do Minho e Trás-os-Montes e Alto Douro que apontava para a legalização da prostituição.
2016 – O Governo anunciou que não iria abrir turmas de início de ciclo em 39 colégios privados com contratos de associação, o que representava uma redução de 57% no financiamento a novas turmas.
================.
Este é o centésimo trigésimo oitavo dia do ano. Faltam 227 dias para o termo de 2018.
Pensamento do dia: “O tempo, conforme passa, revela-se um indicador pouco fiável; na verdade, nada mais senão uma inquietação da alma”. W G Sebald (1944-2001), escritor alemão.