EFEMÉRIDES: 18 DE JUNHO – SARAMAGO MORREU HÁ 9 ANOS
Escrito por ARCO em Junho 18, 2019
EFEMÉRIDES
18 de junho
1815 – Travou-se a Batalha de Waterloo. As forças britânicas do duque de Wellington derrotaram Napoleão Bonaparte.
1864 – Foi criada a Companhia da Fábrica de Tabacos de Xabregas.
1880 – Foi criado o imposto português de renda.
1861 – Nasceu o escritor português Trindade Coelho, autor de “Aos Meus Amores”.
1896 – Data provável da primeira exibição cinematográfica em Portugal. Foi no Coliseu da Rua da Palma, em Lisboa.
1939 — Ao minuto75 da segunda mão da Taça de Portugal da época de 1938/39, no Campo das Amoreiras, em Lisboa, começou a rivalidade entre o FC Porto e o Benfica. Os dirigentes do clube portista mandaram a equipa sair de campo, em protesto pelo que consideravam ser favorecimento do árbitro setubalense António Palhinhas ao clube encarnado. O resultado estava em 6-0 para o Benfica.
1942 – Nasceu o músico e compositor britânico Paul McCartney, fundador dos Beatles. Compôs, conjuntamente com John Lennon, a maioria das melodias do grupo. Após a dissolução dos Beatles, iniciou uma carreira a solo e actuou em Portugal no Rock in Rio 2005.
1948 — A Comissão dos Direitos Humanos das Nações Unidas adotou o texto da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que viria a ser posteriormente aprovada em Assembleia Geral
– A Columbia Records apresentou o LP, primeiro disco em vinil capaz de suportar uma gravação em estéreo, mantendo 33 rotações e meia por minuto.
1953 – Calouste Sarkis Gulbenkian assinou o testamento que determinou a criação da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.
1972 — Abriu ao público o troço Anjos-Alvalade, do Metro de Lisboa.
– Foi inaugurada a barragem do Carrapatelo, na bacia do Rio Douro.
1977 – Equipas portuguesas conquistaram, pela primeira vez, títulos europeus de clubes, em hóquei em patins. O Sporting venceu a Taça dos Campeões Europeus e o Oeiras conquistou a Taça dos Vencedores das Taças.
2003 – O Governo português aprovou as regras para comercialização, importação e exportação de energia elétrica no mercado ibérico, lançando o processo de liberalização do sector.
2006 — Os eleitores da Catalunha aprovaram, em referendo, o novo Estatuto de Autonomia.
2007 – A Polícia britânica, em cooperação com as autoridades de 35 países, desmantelou uma rede internacional de pedofilia que funcionava através da Internet, envolvendo mais de 700 suspeitos em todo o mundo.
2009 – Morreu Carlos Candal, fundador do PS, deputado na Assembleia Constituinte e na Assembleia da República, em diversas legislaturas, deputado no Parlamento Europeu, um dos líderes da crise académica de Coimbra, em 1969. Contava71 anos.
2010 — Morreu o escritor José Saramago, aos 87 anos. Venceu o Prémio Camões em 1995 e foi Prémio Nobel da Literatura em 1998. O escritor foi considerado o responsável pelo efetivo reconhecimento internacional da prosa em língua portuguesa.
2013 – Um filme publicitário português de promoção do Windows 8, destinado a divulgar a simplicidade do produto, conquistou um leão de prata no prestigiado festival de publicidade Cannes Lions International Festival of Creativity, em França.
2014 – O primeiro-ministro Passos Coelho não excluiu um aumento de impostos, para compensar as normas chumbadas pelo Tribunal Constitucional, considerando que isso teria impacto no acesso ao financiamento do país.
2015 – O banco catalão CaixaBank anunciou ter desistido da Oferta Pública de Aquisição sobre o BPI.
2016 – Miguel Freitas, investigador e professor universitário na Universidade do Algarve alertou no encerramento das comemorações do Dia Mundial de Combate à Desertificação, em Olhão, que sem um combate cerrado à desertificação, Portugal poderá ter espaços totalmente desertificados ainda antes de 2040.
2017 – Na sequência do gigantesco incêndio que deflagrou na véspera, em Pedrogão Grande, o Governo declarou ainda durante a madrugada o estado de contingência. Com o avançar da manhã foi sendo conhecida a dimensão real da tragédia.
2018 – No Reino Unido, uma médica de clínica geral, já aposentada, foi acusada de ser responsável pela morte de centenas de pacientes. A médica foi acusada de prescrever doses fatais de analgésicos opiáceos a idosos nos anos 90.
=============.
Este é o centésimo sexagésimo nono dia do ano. Faltam 196 dias para o termo de 2019.
Pensamento do dia: “As verdades herdadas pagam tão alto imposto que é bom abandoná-las”. Pedro Tamen (1934), poeta português.
José Saramago