Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Current track

Title

Artist

Current show

Liqquid Grooves

14:00 15:00

Current show

Liqquid Grooves

14:00 15:00


EFEMÉRIDES: 18 DE JULHO – ASSINALA-SE O CENTENÁRIO DO NASCIMENTO DE NELSON MANDELA

Written by on Julho 18, 2018

EFEMÉRIDES

18 de julho

Dia Internacional de Nelson Mandela (dedicado ao associativismo)

Feriado Municipal no Nordeste, onde se assinala a data de elevação a vila.

697 – Morreu o padre António Vieira, missionário jesuíta português, diplomata, visionário, autor de “A Chave dos Profetas”, célebre pelos sermões antidogmáticos.

1870 — O Concílio Vaticano I definiu o dogma da infalibilidade papal.

1886 — Morreu o poeta Cesário Verde.

1918 – Nasceu Nelson Mandela, descendente do chefe da tribo Thembu da África do Sul, advogado, dirigente do Congresso Nacional Africano, foi eleito presidente do país em 1994.

1936 – O general Francisco Franco comanda a sublevação em Ceuta, um dia depois da insurreição de Melilla, contra o governo republicano. Juntam-se as forças das Ilhas Canárias.

1961 – Começou a operação de cerco a Nambuangongo, Angola, ocupada pelas forças da UPA, desde fevereiro.

1973 — Começou o II Congresso do PAIGC, na Guiné-Bissau. Aristides Pereira foi eleito secretário-geral e a Assembleia Nacional Popular foi convocada para proclamar a independência.

1974 – Tomou posse o II Governo Provisório, liderado pelo general Vasco Gonçalves.

1991 – Realizou-se, em Guadalajara, México, a I Cimeira Ibero-americana dos 19 países latino-americanos.

2000 – A Cimeira da CPLP, em Maputo, reclamou o perdão da dívida aos países africanos.

2003 – A cantora cabo-verdiana Cesária Évora foi nomeada embaixadora do Programa Alimentar Mundial na Luta Contra a Fome.

2004 – Morreu José Viana Baptista, aos 73 anos. Foi gestor, ex-ministro das Obras Públicas, antigo presidente do Instituto de Investimento Estrangeiro.

2007 – A maior central nuclear do Japão, em Kashiwazaki, foi encerrada dois dias depois do violento sismo que abalou a região, originando um incêndio e  fugas radioativas.

2008 – O Governo escolheu o arquiteto João Biancard Cruz para suceder ao ex-bastonário da Ordem dos Advogados José Miguel Júdice na liderança do projeto da Frente Tejo em Lisboa.

2012 – Morreu Manuel Tainha, arquiteto distinguido com os prémios AICA e Valmor, aos 90 anos, em Lisboa. 2014 – Israel lançou uma ofensiva terrestre na faixa de Gaza, após dez dias de bombardeamentos aéreos que provocaram a morte a 237 pessoas.

2015 – Portugal venceu a Rússia por 4-2 e classificou-se para a final do Mundial de Futebol de Praia.

2016 – Um relatório independente divulgado pela Agência Mundial de Antidopagem acusava o Governo russo de dirigir um programa de dopagem no desporto.

2017 – Os cientistas da Universidade de Honenheim, na Alemanha, garantiram que o hábito de saltar a primeira refeição do dia pode aumentar as hipóteses de inflamações e resistência à insulina, favorecendo o risco de obesidade e diabetes tipo 2, fatores associados à síndrome metabólica.

………………

Este é o nonagésimo nono dia do ano. Faltam 166 dias para o termo de 2018.

Pensamento do dia: “O que escapa às palavras é o que as palavras devem dizer”. Nathalie Sarraute (1900-99), escritora francesa.

                                                                              Nelson Mandela

Tagged as