EFEMÉRIDES: 18 DE AGOSTO – HÁ DEZ ANOS, VANESSA FERNANDES TROUXE A PRATA, DE PEQUIM
Escrito por ARCO em Agosto 18, 2018
EFEMÉRIDES
18 de agosto
Dia Mundial da Fotografia
1502 – Foi descoberta a Ilha de Santa Helena, no Atlântico Sul, por Estêvão da Gama, no regresso da Índia.
1834 – Na primeira sessão parlamentar, após a Guerra Civil, as Cortes decidiram que D. Pedro conservaria a regência até à maioridade de D. Maria II.
1842 – O extinto Convento da Boa-Hora, em Lisboa, antiga sede da Congregação de São Filipe Nery, passou para o Ministério da Justiça, a fim de acolher os tribunais de primeira instância.
1843 – Morreu o compositor e pianista português João Domingos Bomtempo, autor de “Requiem à Memória de Camões”. Foi o fundador e primeiro diretor do Conservatório Nacional.
1876 – Durante uma grave crise financeira, os Bancos de Portugal, Ultramarino e Lusitano suspenderam os pagamentos, obrigando o Governo a decretar uma moratória de dois meses.
1891 – Morreu o escritor português Luz Soriano. Aluno da Casa Pia de Lisboa, foi Estudante de Filosofia e Matemática em Coimbra. Emigrou em 1828 devido às suas ideias liberais, seguindo em 1829 para a Terceira, quartel general do exército liberal, onde exerceu o jornalismo político. Em 1832, regressado a Portugal com D. Pedro IV, inserido no grupo dos “Bravos do Mindelo”, onde também se encontravam Herculano e Garrett, iniciou longa e relevante carreira na Secretaria da Marinha e Ultramar. Voltou à Universidade e formou-se em Medicina em 1842. Em 1851 foi deputado por Angola e foi ao serviço desta província africana que impulsionou o desenvolvimento da colónia de Moçâmedes.
1892 – Foi inaugurada a praça de touros do Campo Pequeno, em Lisboa.
1896 – Foi a “sexta-feira negra” da banca portuguesa, com suspensão de pagamentos. A crise começou quando o Banco do Porto e o Banco Comercial de Viana se declararam insolventes.
1897 – Morreu Sousa Martins. Foi médico e professor catedrático da Escola Médico-Cirúrgica de Lisboa, a antecessora da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Formado em Farmácia e Medicina, trabalhou intensa e, na maioria dos casos, gratuitamente, sobretudo no combate à tuberculose. Orador brilhante, dotado de humor e inteligência, homem de actividade inesgotável e praticante incansável da caridade junto aos mais desfavorecidos, exerceu uma forte influência sobre os colegas de profissão, os alunos e os pacientes que tratou. Esta influência perpetuou-se no tempo, tendo a figura de Sousa Martins assumido contornos de santo laico, num culto actual, bem visível em torno da sua estátua no Campo dos Mártires da Pátria em Lisboa, e no cemitério de Alhandra, onde está sepultado.
1908 – Morreu o escritor português Trindade Coelho, autor de “Aos Meus Amores”.
1920 – O Congresso norte-americano atribuiu o voto às mulheres, com a aprovação da 19ª Emenda à Constituição.
1959 – Nasceu a Sonae. A escritura de constituição da empresa foi assinada no Porto. Afonso Pinto de Magalhães foi o fundador e principal acionista, mas tinha nove sócios.
1973 – Na génese do Movimento das Forças Armadas, cerca de duas dezenas de oficiais reúniram-se no Clube Militar de Bissau, contestando o Decreto-Lei 353/73, que permitia a entrada de milicianos no Quadro Permanente.
1991 – Morreu Lindley Cintra, aos 66 anos. Foi professor universitário, filólogo, linguista, coautor da “Gramática do Português Contemporâneo”.
2006 – O PCP entregou no Ministério da Saúde um abaixo-assinado subscrito por 4.500 pessoas, para a construção do hospital de Torres Vedras e de centros de saúde na região do Oeste.
2007 – Foi inaugurado o primeiro observatório solar da Península Ibérica, no Centro de Ciência Viva de Constância.
2008- Vanessa Fernandes conquistou a medalha de prata na prova de triatlo dos Jogos Olímpicos Pequim2008, ao ficar em segundo lugar na prova individual, atrás da australiana Emma Snowsill.
2013 – O Equador fechou decidiu fechar a sua embaixada em Portugal por não haver reciprocidade e para poupar custos.
2015 – Um avião da SATA aterrou de emergência em Toronto após ter sido detetado fumo na cabine
2016 – Morreu Margarida de Sousa Uva, aos 60 anos de idade, vítima de cancro no útero. Era casada com Durão Barroso há 26 anos e dividia-se entre o apoio à carreira política do marido e o cargo de vice-presidente da Associação Portuguesa de Crianças Desaparecidas.
2017 – André Ventura, à altura o polémico candidato do PSD à Câmara Municipal de Loures, confessou-se “um defensor acérrimo da prisão perpétua” e disse que “o trabalho em prol da sociedade deve ser uma obrigação dos presos”.
===============.
Este é o ducentésimo trigésimo dia do ano. Faltam 135 dias para o termo de 2018.
Pensamento do dia: “As verdades herdadas pagam tão alto imposto que é bom abandoná-las”. Pedro Tamen (1934), poeta português
Vanessa Fernandes