Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista


EFEMÉRIDES: 15 DE SETEMBRO- DATA DO NASCIMENTO DE BOCAGE

Escrito por em Setembro 15, 2017

EFEMÉRIDES

15 de setembro

Dia Mundial do Linfoma, Dia Mundial dos Cavaleiros, Dia Internacional da Democracia. Dia Europeu das Doenças da Próstata e Dia do Serviço Nacional de Saúde.

Feriado Municipal no Fundão e em Setúbal.

1276 – O português Pedro Hispano, Pedro Julião, foi eleito Papa com o nome João XXI.

1765 – Nasceu, em Setúbal, o poeta Manuel Maria Barbosa du Bocage. Foi o poeta que melhor representou o arcadismo lusitano. Embora ícone deste movimento literário, foi inserido num período de transição do estilo clássico para o estilo romântico que teve forte presença na literatura portuguesa do século XIX. Apesar das numerosas biografias publicadas após a sua morte, boa parte da sua vida permanece um mistério. Não se sabe que estudos concluiu, embora se deduza da sua obra que estudou os clássicos e as mitologias grega e latina, que estudou francês e também latim. A identificação das mulheres que amou é duvidosa e discutível. O intendente Pina Manique deu-lhe ordem de prisão, por ser “desordenado nos costumes” e esteve preso 18 anos. Nos últimos anos de vida  trabalhou sobretudo com Frei José Mariano da Conceição Veloso, um frade brasileiro, politicamente bem situado e nas boas graças de Pina Manique, que lhe deu muitos trabalhos para traduzir. Até a sua morte, causada por um aneurisma viveu em Lisboa, no Bairro Alto e a cidade de Setúbal homenageia-o na data do seu nascimento que passou a considerar como feriado municipal.

1890 — Nasceu a escritora inglesa de “suspense” Agatha Christie, criadora de personagens como o  detetive Hercule Poirot e  Miss Marple.

1911 — Foi fundado, na cidade do Porto, por um grupo de estudantes, o Académico Futebol Clube. Secundino Branco Júnior foi o primeiro Presidente desta instituição. Em 1923 a capacidade e o espírito empreendedor dos seus orientadores levaram ao início da construção do Estádio do Lima. O campo de Futebol, que viria a ser, em 1937, o primeiro relvado a nível nacional, tinha duas pistas, a de atletismo e a de ciclismo. Em 1927 ampliaram-se as instalações nos terrenos junto ao estádio  com courts de ténis, jardins de recreio, parque de campismo e ginásio. O clube foi distinguido o grau de Cavaleiro da Ordem Militar de Cristo e é membro-honorário da Ordem do Infante D. Henrique. Ao fim de 53 anos de vida exemplar e digna, o Académico veio a perder o seu parque de jogos construído no estádio do Lima, mas não perdeu o seu idealismo. Operou-se a “viragem imposta” na orientação e nos terrenos que restaram, ergueu nova obra, Actualmente existem as modalidades de Aikido, Andebol, Basquetebol, Hóquei em Patins, Montanhismo e Campismo, Karaté, Bilhar, Ginástica, Taekwondo, Tiro com Arco e Musculação, encontrando-se a saúde em primeiro lugar, no rol das prioridades do Clube.

1935 – Na Alemanha nazi, foram aplicadas as Leis de Nuremberga que passaram a excluir definitivamente os judeus dos direitos de cidadania.

1963 – Um ataque do Ku Klux Klan a uma igreja batista, em Birmingham, no Alabama, causou a morte a seis crianças.

1971 – Realizou-se a primeira ação do Greenpeace. Doze voluntários canadianos içaram uma bandeira com o símbolo da paz e partiram de Vancouver num velho barco de pesca, o “Phyllis Cormack”, com o objetivo de impedir um teste nuclear do Governo norte-americano em Amchitka, ilha ao largo do Alasca.

1979 – A Lei n.º 56/79, criou o Serviço Nacional de Saúde, no âmbito do Ministério dos Assuntos Sociais, enquanto instrumento do Estado para assegurar o direito à proteção da saúde, nos termos da Constituição. O acesso foi garantido a todos os cidadãos, independentemente da sua condição económica e social, bem como aos estrangeiros, em regime de reciprocidade, apátridas e refugiados políticos.

1989 – A urna com os restos mortais do escritor português Eça de Queiroz, morto em Paris, em 1900, foi trasladada de Lisboa para o jazigo de família em Tormes.

2003 – Morre, em Chaves, aos 91 anos, o monsenhor Manuel Teixeira, padre, historiador da língua portuguesa, o último representante da Macau missionária.

2004 – A investigadora Maria Amélia Carrodo foi distinguida com a medalha europeia de Química Inorgânica.

– Morreu Johnny Ramone, guitarrista e cofundador da banda The Ramones. Tinha 55 anos.

2008 – A Lehman Brothers, um dos gigantes da banca de investimento mundial, declarou falência causando uma queda em todos os mercados financeiros, assinalando uma mudança no sistema financeiro global.

– Morre, vitima de cancro, aos 65 anos, o teclista Richard Wright, um dos membros fundadores dos Pink Floyd.

2012 – Realizam-se manifestações um pouco por todo o Portugal, por iniciativa do movimento “Que se lixe a troika! Queremos as nossas vidas!”, que juntaram muitos milhares de pessoas. Em Lisboa os manifestantes desfilaram da Praça José Fontana em direção à Praça de Espanha.

2015 – A Coreia do Norte anunciou que começou novamente a operar o reator nuclear de Yongbyon, considerado a principal fonte de plutónio do regime de Kim Jong-un para abastecer o seu programa de desenvolvimento de armas nucleares.

============

Este é o ducentésimo quinquagésimo nono dia do ano. Faltam 107 dias para o termo de 2017.

Pensamento do dia: “Mesmo as noites totalmente sem estrelas podem anunciar a aurora de uma grande realização”. Martin Luther King Estados (1929-1968), sacerdote norte-americano.

Marcado como