Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Cruzeiro da Noite

00:00 08:00

Atual

Cruzeiro da Noite

00:00 08:00


EFEMÉRIDES: 14 DE JANEIRO – HÁ 360 ANOS TRAVOU-SE A BATALHA DAS LINHAS DE ELVAS

Escrito por em Janeiro 14, 2019

EFEMÉRIDES

14 de janeiro

Feriado Municipal em Elvas, que assinala o aniversário da Batalha das Linhas de Elvas, travada em 1659 entre portugueses e espanhóis.

1659 – Travou-se uma das mais importantes batalhas da Guerra da Restauração, a Batalha das Linhas de Elvas. O cerco a Elvas pelos castelhanos decorreu durante cerca de um mês, logo após a retirada do exército português de Badajoz, cidade espanhola que tinham tentado capturar, sem sucesso, nos meses anteriores. Dentro da cidade muralhada resistiam ainda cerca de 6 mil portugueses. Outros cinco mil tinham perecido durante o cerco, especialmente devido à peste que se instalara na praça. Os portugueses conseguiram desalojar os infantes espanhóis de vários pontos fortificados que estes tinham construído ou ocupado em redor da cidade e entre as nove da manhã e a noite os invasores perderam milhares de homens e muito equipamento, em se incluíam cerca de duas dezenas de canhões. Durante a batalha os portugueses viram morrer cerca de 200 homens e 600 ficaram feridos. Entre estes destaca-se o general André de Albuquerque Ribafria, um militar que tinha começado como soldado e era muito  experimentado e adorado pelas tropas. Os castelhanos tiveram perdas muito superiores, registando cerca de 2500 mortos e quatro mil feridos.

1690 – Foi apresentada em Nuremberga uma nova invenção: o clarinete

1977 – Às 21:15, estreou, no cinema Avis, em Lisboa, no Arco Cego, o filme Heidi nas Montanhas. Baseado em acontecimentos reais Johanna Spvri, escreveu em 1880 um livro infantil sobre a vida de Heidi, uma menina suiça que perdeu os pais quando tinha cinco anos, que seria depois adaptada ao cinema e foi um dos maiores êxitos de bilheteira em Portugal.

1996- Jorge Sampaio foi eleito presidente da República Portuguesa. Seria reeleito para segundo mandato, exatamente cinco anos depois, em 2001.

2012 – Um Inquérito realizado pelo Instituto Superior Técnico mostrava que o telemóvel era o principal brinquedo dos teenagers. Os jovens portugueses enviavam 100 SMS e conversavam durante 37 minutos por dia, realizando, em média, seis chamadas.

2013 – O presidente norte-americano, Barack Obama, considerou que ”faz sentido” proibir as espingardas automáticas e disse ter aceite o que qualificou como uma lista ”razoável” de propostas do vice-presidente Joe Biden para reduzir a violência com armas.

2014 – A Direção-Geral do Consumidor emitiu um comunicado a proibir as operadoras de telecomunicações de anunciarem pacotes de Internet, supostamente ilimitados e que, afinal, têm limite.

2015 – A criminalização do abandono de idosos foi aprovada em Conselho de Ministros. Para além de reconhecer como crime o abandono de idosos, a nova disposição passou também a prever a repressão de qualquer tipo de violência, abuso, exploração ou discriminação, tanto a nível físico como psicológico.

2016 – A vice-presidente do CDS, Assunção Cristas, anunciou que se iria candidatar à liderança do partido, depois do eurodeputado Nuno Melo ter deixado o caminho livre.

2017 -A empresa aeroespacial norte-americana SpaceX lançou um foguetão Falcon 9, com dez pequenos satélites de comunicação, assinalando a retoma de voos quatro meses depois da explosão de um engenho semelhante na Florida. Este é o décimo quarto dia do ano.

2018 – Foi a segunda grande conquista para as mulheres sauditas. Depois de passarem a poder conduzir, passaram também a poder assistir como público a um jogo de futebol no estádio. A partida entre o Al Ahli e o Al Batin fica na história do futebol saudita como a primeira em que houve publico feminino num estádio daquele reino ultra-conservador.

…………………………

Este é o décimo quarto dia do ano. Faltam 351 dias para o final de 2019

Pensamento do dia: “Andamos e não chegamos. O andar é tudo, princípio e fim” Teixeira de Pascoais (1877- 1952), escritor português.

 

 

Marcado como