Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual


EFEMÉRIDES: 10 DE SETEMBRO – O ESCULTOR JOSÉ RODRIGUES MORREU HÁ 2 ANOS

Escrito por em Setembro 10, 2018

EFEMÉRIDES

10 de setembro

1740 – Nasceu o poeta português Nicolau Tolentino. Aos vinte anos ingressou em Leis na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, mas ao invés dos estudos deu-se à vida boêmia e de poeta. Mesmo assim, em 1765 tornou-se professor de retórica, numa das cátedras criadas pelo Marquês de Pombal, após a expulsão dos jesuítas. Foi professor durante quinze anos, uma vida o desagradava. Inadaptado e descontente até conseguiuo um posto na Secretaria dos Negócios do Reino. Bom metrificador, compôs sátiras descritivas e caricaturais, sonetos e odes, que reuniu em 1801 num volume chamado Obras Poéticas. Ficou na superficie, mas apreendeu bem os erros e ridículos da época. O seu cômico consistia no agravamento das proporções, hipertrofiando o exagero, que encontrava. Usavam-se, então, penteados muito altos, daí o haver Tolentino informado que lá se podiam esconder os mais variados objetos: Uma arca, um colchão e até mesmo um homem. Ridicularizou as que se enfeitavam com vistosas cabeleiras, sem melhorar o juízo; as velhas que recorriam à formosura postiça; os vadios e ociosos; os maridos que apanhavam da mulher.

1756 – Foi criada a Região Demarcada do Douro.

1836 – Consumou-se a vitória Setembrista. A Constituição de 1822 foi restabelecida, formando-se um novo governo presidido pelo conde de Linhares, com Passos Manuel, Sá Nogueira e Vieira de Castro.

1911 – Foi reconhecida a República Portuguesa pelas grandes potências europeias, Reino Unido, Espanha, Alemanha, Itália e Áustria, na sequência da ação diplomática de Manuel Teixeira-Gomes, embaixador em Londres.

1912 – Realizou-se o primeiro voo em Portugal, efetuado por um piloto português, em aeronave com motor.

1967 – Os eleitores de Gibraltar manifestaram-se a favor da ligação ao Reino Unido.

1986 – O ditador chileno Augusto Pinochet anunciou o plebiscito que lhe dê maiores poderes para combater os ataques da oposição.

1993 – Morreu José de Azeredo Perdigão, aos 96 anos. Foi presidente da Fundação Calouste Gulbenkian.

2004- Manoel de Oliveira recebeu o leão de Ouro de Carreira do Festival de Veneza. O filme “O Quinto Império” foi apresentado extraconcurso.

2005 — A atleta Anais Moniz conquistou o título de campeã mundial de juniores de triatlo, no Campeonato do Japão.

2006 – O Jardim Botânico em Lisboa abriu, por um dia, o primeiro borboletário da Europa. A abertura definitiva verificar-se-ia apenas, em novembro.

2008 – Mais de meio milhar de dirigentes e ativistas da CGTP desfilaram em direção à Assembleia da República, para entregar mais de 2.700 pareceres jurídicos sobre a proposta de revisão do Código de Trabalho.

– Entrou em funcionamento o acelerador gigante de partículas LCH do Laboratório Europeu de Física de Partículas (CERN), o mais potente do mundo. O LCH, um projeto faraónico que juntou milhares de cientistas do mundo durante 20 anos, procura simular os primeiros milésimos de segundo do Universo, há cerca de 13,7 mil milhões de anos atrás, e é considerado a experiência científica do século.

2011 – A alheira de Mirandela, o queijo Serra da Estrela, o caldo verde, o arroz de marisco, a sardinha assada, o leitão da Bairrada e o pastel de Belém foram eleitas como as “7 Maravilhas da Gastronomia” nacional.

2014 – A chuva provocou mais de duas dezenas de inundações no Alentejo. Borba, Estremoz, Vila Viçosa, Redondo e Évora foram as zonas mais afetadas.

2016  – Morreu o escultor José Rodrigues, aos 79 anos. Foi um dos fundadores da Cooperativa Cultural Árvore e um dos promotores da Bienal de Vila Nova de Cerveira. São da sua autoria o cubo da Praça da Ribeira e o Monumento ao empresário na Avenida da Boavista, ambos na cidade do Porto.

2017 – O governo do Egipto anunciou a descoberta na cidade de Luxor, no sul do país, de um túmulo da época faraónica, no qual está sepultado um ourives da realeza que viveu há mais de 3.500 anos, durante o reinado da 18.ª dinastia.

============.

Este é o ducentésimo quinquagésimo terceiro dia do ano. Faltam 112 dias para o termo de 2018.

Pensamento do dia: “As massas nunca se elevam ao padrão do seu melhor membro. Pelo contrário, degradam-se ao nível do pior”. Henry David Thoreau (1817-62), escritor e filósofo norte-americano.

                                                                      Escultor José Rodrigues

 

 

Marcado como