Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Ecos do Bairro

19:00 20:00

Atual

Ecos do Bairro

19:00 20:00


EFEMÉRIDES: 1 DE SETEMBRO – A PONTE SOBRE O GUADIANA FAZ 27 ANOS

Escrito por em Setembro 1, 2018

EFEMÉRIDES

1 de setembro

1809 – Foram publicados em Lisboa os primeiros números de quatro jornais “Novo Diário de Lisboa”, “Jornal de Lisboa”, “Mapa Político” e “Mensageiro”.

1889 – Morreu Costa Cabral. Foi deputado, par do Reino, conselheiro de Estado efectivo, ministro da Justiça e Negócios Eclesiásticos, ministro do Reino e presidente do Conselho de Ministros. Defensor da Revolução de Setembro de 1836, a sua conduta política evoluiu num sentido mais moderado e, depois de nomeado administrador de Lisboa, foi o principal obreiro da dissolução da Guarda Nacional. Durante o seu primeiro mandato na presidência do ministério, num período que ficaria conhecido pelo Cabralismo, empreendeu um ambicioso plano de reforma do Estado, lançando os fundamentos do moderno Estado português. Considerado um valido da rainha D. Maria II, apesar das suas origens modestas, foi feito conde de Tomar e depois elevado a marquês de Tomar. Foi uma das figuras mais controversas do período de consolidação do regime liberal, admirado pelo seu talento reformador, mas vilipendiado e acusado de corrupção e nepotismo por muitos. Foi obrigado a exilar-se em Madrid na sequência da Revolução da Maria da Fonte, mas voltaria poucos anos depois, demonstrando uma extraordinária capacidade de recuperação e persistência, a ocupar a chefia do governo. A figura preponderante deste estadista na política portuguesa durante a primeira fase da monarquia constitucional permite afirmar que em torno dela girou toda a política de consolidação institucional do liberalismo que caracterizou o reinado de D. Maria II. Foi, a partir de 1841, Grão-Mestre da Maçonaria.

1973 – Pela primeira vez, o presidente do Governo da ditadura, Marcelo Caetano, admitiu que foram “cometidos excessos”, na localidade de Chawola, Moçambique.

1975 – Foram nacionalizados os estaleiros navais de Viana do Castelo.

– O Metro de Lisboa iniciou a exploração com composições de quatro carruagens.

1983 –  Um Boing 747 das linhas aéreas sul-coreanas foi abatido por um avião de combate da URSS, ao entrar no espaço aéreo soviético. Morreram 269 pessoas.

1985 – Foram descobertos os primeiros destroços do Titanic. A popa do navio foi a primeira metade a ser encontrada.

1988 – Morreu Luís Walter Alvarez, aos 77 anos. Foi Nobel da Física em 1968 e membro do grupo de investigação que construiu a primeira bomba atómica.

1991 – Foi inaugurada a ponte sobre o Guadiana, entre Portugal e Espanha.

2002 – Portugal defendeu, na Cimeira Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável, na África do Sul, a criação de uma organização internacional para gerir os oceanos com sede em Lisboa.

2003 – Decorreu em Lisboa a II Reunião sobre Terrorismo da OSCE.

2004 — Um comando tchetcheno tomou de assalto a escola de Beslan, na Ossétia do Norte, na Russia, fazendo reféns cerca de um milhar de pessoas, entre elas perto de 300 crianças.

2006 – O jornal O Independente publicou a última edição, 18 anos após o lançamento.

2007 – Vanessa Fernandes sagrou-se, em Hamburgo, campeã do Mundo de triatlo, na categoria de Elites e apenas lhe ficava a faltar  o título olímpico no palmarés

– 600 mil pessoas assistiram no Porto ao Red Bull Air race, que se realizou pela primeira vez em Portugal

2008 – O furacão Gustav atingiu as costas norte-americanas do Golfo do México, acompanhado de chuvas e ventos fortes. O furacão varreu as costas do Estado da Luisiana, de onde foram retiradas dois milhões de pessoas, operação descrita pelos media como a mais vasta evacuação da história dos EUA

2012 – Na União Europeia foi descontinuada a fabricação de lâmpadas incandescentes.

2013 – As baixas médicas passaram a ser transmitidas eletronicamente.

2014 – Investigadores da Universidade de Coimbra descobriram enzima que combate a febre da carraça.

2015 – A licença obrigatória gozada pelo pai aquando do nascimento de uma criança passou a ser de 15 dias úteis.

2016 – No seu primeiro jogo como Campeão Europeu, Portugal goleou Gibraltar por seis golos sem resposta.

2017 – O primeiro-ministro anunciou, o restabelecimento do passe sub23 que passou a permitir um desconto de 25% nos transportes aos estudantes do Ensino Superior, independentemente da sua condição de recursos.

=================.

Este é o ducentésimo quadragésimo quarto dia do ano. Faltam 121 dias para o termo de 2018.

Pensamento do dia: “A inveja é um vício sórdido e mesquinho”. Kingsley Amis (1902-95), escritor inglês.

Marcado como