Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Cruzeiro da Noite

00:00 08:00

Atual

Cruzeiro da Noite

00:00 08:00


CDU Quer Repor as Freguesias Extintas de Ramada e Caneças

Escrito por em Junho 7, 2022

Repor as freguesias extintas de Ramada e Caneças, uma exigência democrática

 

 

Odivelas 7 Junho 2022 – A proposito do 10º aniversário da União de Freguesias de Ramada e Caneças, o gabinete de imprensa da CDU em Odivelas enviou uma nota de imprensa que reproduzimos aqui na integra:

 

NOTA DE IMPRENSA

Repor as freguesias extintas de Ramada e Caneças, uma exigência democrática

Sobre a Sessão Solene de comemoração dos 10 anos de União de Freguesias de Ramada e Caneças realizada a 30 de maio de 2022, a CDU teve desde o início um desacordo total sobre essa iniciativa.

O processo de agregação/extinção de 1168 freguesias, operada em 2013, no âmbito da chamada Reorganização Administrativa do Território, imposto pela maioria PSD e CDS, mereceu generalizada contestação e oposição das populações e da esmagadora maioria dos órgãos autárquicos.

Ao contrário da propaganda, a extinção de freguesias não trouxe ganhos financeiros e acentuou as assimetrias regionais já existentes. Depois do encerramento de inúmeros serviços públicos, veio esvaziar e agravar ainda mais a vida em muitas localidades, em particular nas zonas rurais e de interior, onde a freguesia era a entidade que restava.

Perdeu-se a proximidade dos eleitos com as populações, com a redução de milhares de eleitos; dificultou-se a capacidade de intervenção na resolução de problemas; perdeu-se a identidade de cada freguesia e reduziu-se a capacidade de reivindicação das populações e dos seus órgãos autárquicos.

Desde a extinção das freguesias, foram aprovadas nos órgãos autárquicos centenas de tomadas de posições e moções, inúmeros abaixo-assinados e petições. Vários movimentos de freguesias reivindicam a sua reposição. E se as freguesias extintas não foram repostas, com eleições em 2017, não foi por falta de propostas do PCP na Assembleia da República.

Relembramos que a experiência do primeiro mandato autárquico de agregação das freguesias Ramada e Caneças, foi encabeçada pela CDU, tendo nós passado um verdadeiro “cabo das tormentas” com a imposição desta união.

2  Não foi fácil fazer com que a máquina de duas freguesias funcionasse, mas durante quatro anos, a CDU desenvolveu trabalho árduo, pois teve que ser implementada uma gestão unificada para que o trabalho se tivesse desenvolvido de forma íntegra, por forma a manter a essência destas duas freguesias, quer nas suas tradições, quer nas suas vivências próprias. Uma com uma vivência predominantemente citadina, outra com uma tradição marcadamente rural (saloia).

A CDU honra os compromissos assumido e irá continuar a intervir e a lutar para que as freguesias extintas sejam repostas, conforme a vontade das populações – por isso, estamos aqui não para celebrar mas sim para relembrar os mais esquecidos de todo o trabalho desenvolvido pela CDU contra este processo de liquidação do Poder Local Democrático, conquista do 25 de Abril, consagrada na Constituição da República Portuguesa, desafiando todas as outras forças políticas presentes a juntarem-se a nós nesta luta que não é mais do que dar voz às reivindicações da nossa população.

A CDU deixa o seu reconhecimento e homenagem aos trabalhadores da União das Freguesias de Ramada e Caneças, cujo trabalho tem dignificado o poder local democrático. Sabemos que todos os esforços dos trabalhadores têm como objectivo a melhoria do bem-estar das populações das duas freguesias e homenageá-los é um ato de grande justiça.

Celebramos, sim, a Freguesia de Caneças e a Freguesia da Ramada.
O Gabinete de Imprensa da CDU em Odivelas


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *