Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Cruzeiro da Noite

00:00 08:00

Atual

Cruzeiro da Noite

00:00 08:00


SOS RACISMO CONDENA DISCURSO RACISTA E DIFAMATÓRIO DE FÁTIMA BONIFÁCIO

Escrito por em Julho 10, 2019

No passado dia 6 deste mês, a historiadora Fátima Bonifácio, escreveu um artigo de opinião no jornal Público, com o pretenso propósito de questionar a validade de uma medida de quotas para o acesso ao Ensino Superior, que tinha sido anunciada pelo Secretário Nacional do Partido Socialista, Rui Pena Pires.

Em comunicado a que a RÁDIO CRUZEIRO teve acesso, a Associação  SOS Racismo “reconhece a relevância e legitimidade de discutir de forma plural as medidas em causa, incluindo as opiniões de quem se opõe ou tem dúvidas acerca da sua eficácia. Não obstante, a pluralização deste debate não pode servir para dar voz a preconceitos e discursos ostensivamente racistas e difamatórias.”

O SOS Racismo considera ainda que “o que se percebe da crónica em questão, é que a análise do tema das quotas para minorias étnico-raciais no acesso ao ensino superior é acessória. A autora poderia ter optado por uma análise das oportunidades e limitações que revelam os exemplos internacionais com décadas de experiência na implementação destas medidas, ou por qualquer outra linha de análise factual e fundamentada.  Pelo contrário, o que emerge como a verdadeira tese do artigo é a pretensa inferioridade de “ciganos” e “africanos” e a defesa de uma distância inequívoca que, segundo afirma a autora, separa civilizacionalmente “estes” daqueles que entende que, tal como ela, partilham de “crenças”, “códigos de honra” e “valores” moralmente superiores. Entre os últimos inclui as mulheres, a quem reconhece o direito à igualdade e paridade mas, deduz-se, exclui as mulheres ciganas ou negras.