Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista


EFEMÉRIDES: 28 DE JUNHO – O BARREIRO É CIDADE HÁ 25 ANOS

Escrito por em Junho 28, 2019

EFEMÉRIDES

28 de junho

Dia Internacional do Orgulho Gay

Feriado Municipal no Barreiro, onde se assinala o aniversário de elevação da localidade à categoria de cidade.

1630 – Uma Carta Régia reafirmou o impedimento de desempenho de cargos públicos aos judeus, em Portugal.

1759 – Foi instituída por alvará, a instrução secundária em Portugal e em paralelo extintas as escolas jesuítas.

– A utilização de “A Arte da Gramática Latina” no ensino foi substituída pelo “Novo Método de Estudar” do padre António Pereira de Figueiredo.

1867 – Foi inaugurado o monumento a Luis Vaz de Camões, em Lisboa.

1914 – O arquiduque Francisco Fernando, príncipe herdeiro do império austro-húngaro, foi assassinado em Sarajevo por um nacionalista sérvio. O homicídio marcou o início da segunda Grande Guerra.

1927 – O professor e neurocirurgião Egas Moniz, que viria a ser Prémio Nobel da Medicina em 1949 fez a primeira angiografia cerebral.

1959 – Foi inaugurado o atual Estádio 1º de Maio, em Lisboa.

1969 – Travou-se a que ficou conhecida como batalha de Stonewall, em Nova Iorque. Tudo começou com um ataque policial a um grupo de homossexuais e a data passou a assinalar o Dia Internacional do Orgulho Gay.

1984 – A vila do Barreiro foi elevada à categoria de cidade.

1985 – Foi fundada a UCCLA – União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa.

– Os CTT-TLP completaram a automatização da rede telefónica portuguesa com a eliminação dos últimos 4.300 telefones manuais.

1998 – Realizou-se o primeiro referendo em Portugal, com a rejeição das situações em que a interrupção voluntária da gravidez poderia ser despenalizada.

1999 – João Paulo II assinou o decreto para a beatificação de Francisco e Jacinta Marto, que acabariam por vir a ser santificados em 2017 pelo Papa Francisco.

2005 – Morreu Mário Caetano Pereira, aos 73 anos. Foi médico e pioneiro da cirurgia vascular e dos transplantes renais e hepáticos em Portugal.

2007 – Mário Soares foi indigitado pelo governo para presidir à Comissão de Liberdade Religiosa , substituindo no cargo o social-democrata Meneres Pimentel.

– A Comissão Europeia incluiu a TAAG – Linhas Aéreas de Angola na lista negra de companhias aéreas impedidas de voar no espaço aéreo europeu.

– Dina Rodrigues, a luso descendente que em junho de 2005 tinha contratado quatro homens para assassinarem uma criança de seis meses, foi condenada a prisão perpétua pelo Supremo Tribunal da Cidade do Cabo, na África do Sul.

2008 – A CGTP promoveu 17 manifestações e concentrações em capitais de distrito do País, no âmbito de uma ação geral de protesto e luta descentralizada, contra a revisão do Código do Trabalho e o agravamento das condições de vida. Sé em Lisboa, foram 30 mil, os que saíram à rua.

– A policia Judiciária recolheu sete cápsulas de bala e outros vestígios próximo do Pavilhão Arena, em Portimão, que tinha sido alvejado durante a noite enquanto decorria um jantar do PS/Algarve que contou com a presença do, então primeiro-ministro, José Sócrates.

2010 – Morreu, aos 77 anos, o dramaturgo, poeta, crítico, ensaísta e artista plástico Jorge Guimarães.

2014 – Os sérvios boicotaram as cerimónias que assinalaram o início da 1ª Grande Guerra Guerra.

2015 – Pedro Proença foi eleito presidente da Liga de Clubes.

2016 – Morreu a deputada trabalhista Jo Cox, que tinha sido atingida a tiro e esfaqueada na provincia de Yorkshire. Tinha 41 anos e defendia a permanência do Reino Unido na União Europeia. Testemunhas presentes no local do ataque relataram que o agressor terá gritada “Britian First” durante e depois do ataque.

2017 – O concerto “ Juntos por Todos” que decorreu em solidariedade com as vítimas dos fogos florestais angariou 1.153 milhões de euros, que reverteram a favor da União de Misericórdias Portuguesas para reforçar o apoio às populações afetadas.

2018 – O passaporte eletrónico português passou a incluir uma vinheta em braille, uma medida inovadora na União Europeia que permitirá aos cidadãos com deficiência visual identificar nome, número e data de validade do documento.

………………………………….

Este é o centésimo septuagésimo nono dia do ano. Faltam 186 dias para o termo de 2019.

Pensamento do dia: “A fingida caridade do rico não passa de mais um luxo. Ele alimenta os pobres como cães ou cavalos.” Jean-Jacques Rousseou (1712-1778), filósofo e escritor francês.

Marcado como