Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Current track

Title

Artist

Current show

Current show


VOO HISTÓRICO VIRGIN GALACTIC DE RICHARD BRANSON ATINGE A MICROGRAVIDADE

Written by on Julho 12, 2021

VOO HISTÓRICO DA VIRGIN GALACTIC RICHARD BRANSON FOI AO ESPAÇO

 

Paulo António Monteiro

Novo Mexico 11 Julho 2021 – Richard Branson, 70 anos, tornou-se a primeira pessoa a entrar no espaço a bordo de um foguete que ajudou a financiar. Aterrou no SpacePort America, no Novo México pouco depois das 16.40 deste domingo, culminando assim uma viagem histórica, que descreveu como a “experiência de uma vida” e que tem como objetivo dar início ao turismo espacial. O avião espacial supersónico desenvolvido pela sua empresa, a Virgin Galactic, descolou para o céu sobre o Novo México no início de domingo, carregando Branson dois pilotos e três tripulantes.

Branson, juntamente com os empregados da Virgin Galactic Beth Moses, Colin Bennett e Sirisha Bandla e os pilotos Dave Mackay e Michael Masucci, embarcou no SpaceShipTwo, um avião com um único motor de foguetão que a empresa levou quase duas décadas a desenvolver.

Anexado sob a sua enorme nave-mãe de fuselagem dupla, apelidada de White Knight Two, o veículo subiu para os céus às 8:30 da manhã e subiu para cerca de 50.000 pés no ar.

Pouco depois das 9:15 da manhã, o SpaceShipTwo, descolou da sua nave-mãe e caiu momentaneamente antes do seu motor arrancar e começar a subir. A bordo, os passageiros experimentaram até três Gs de força a partir da explosão de aceleração extrema e viram o céu azul desvanecer-se na escuridão do espaço exterior.

Na altura maxima da rota de voo, com mais de 80 km de altura, o veículo ficou suspenso no ar por alguns minutos, permitindo que os passageiros usufruíssem de vistas panorâmicas sobre a Terra e o espaço à medida que o SpaceShipTwo inverteu a sua posição. Em seguida, ativou o sistema que enrola as asas do avião para cima, para virar a nave espacial para a direita enquanto voava de volta para a espessa atmosfera da Terra e deslizando de volta para para a aterragem na pista do  SpacePort America, no Novo Mexico.

Enquanto Branson flutuava em microgravidade, gravou uma mensagem para todas as crianças no mundo: “A todos vocês miúdos lá fora, eu já fui uma criança com um sonho, a olhar para as estrelas. Agora sou adulto numa nave espacial. Se conseguirmos fazer isto, imaginem o que podem fazer no futuro”, afirmou.

Paulo António Monteiro


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *