TRABALHADORES DA PT MARCAM PLENÁRIO E VIGÍLIA
Escrito por ARCO em Janeiro 19, 2018
Os trabalhadores da PT vão estar em plenário e vigília esta segunda-feira, em Lisboa, para protestar e exigir uma gestão que “respeite os trabalhadores” e garanta a estabilidade, segundo o Sindicato dos Trabalhadores do Grupo Portugal Telecom. O plenário está marcado para as 14.00 horas e a vigília decorre entre as 17.00 e as 24.00 horas junto à sede da empresa nas Picoas.
Outras críticas do sindicato são a “alteração dos locais de trabalho para os trabalhadores percorrerem longas e cansativas deslocações diárias”, a “retirada de valores pecuniários de forma unilateral“, a “externalização de funções de 155 trabalhadores para empresas de futuro incerto” e a “passagem compulsiva à reforma antecipada de centenas de trabalhadores a partir de janeiro, deixando de pagar qualquer retribuição e sem ter deferimento da Segurança Social“.
Assim, a “situação socio laboral da PT Portugal continua instável e totalmente desadequada a um clima saudável de trabalho e sem um projeto objetivo claro e inequívoco para o desenvolvimento da empresa“, pelo que os voltam às ações de luta já nesta segunda-feira.
A operadora de telecomunicações PT, detida há dois anos pela francesa Altice, tem sido alvo de protestos por motivos laborais. No verão provocou muita polémica ao mudar 155 funcionários da PT para outras empresas, Tnord, Sudtel, Winprovit e ainda Visabeira , recorrendo à figura jurídica de transmissão de estabelecimento. Destes funcionários, quase 30 já rescindiram contrato com a empresa.