Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista


Terceira Guerra Mundial Já Começou “Há Muito”, Diz Reitor da Universidades de Mariupol

Escrito por em Março 26, 2022

Ucrânia 26 Março 2022 – A agência Lusa, noticiou que o reitor da Universidade Estatal de Mariupol, Mykola Trofymenko, afirmou que a terceira guerra mundial promovida pela Rússia já começou “há muito”, primeiro através da desinformação e propaganda e agora com uma ação militar na Ucrânia.

O reitor da Universidade Estatal de Mariupol, Mykola Trofymenko, declarou que a terceira guerra mundial promovida pela Rússia já começou “há muito”, primeiro através da desinformação e propaganda e agora com uma ação militar na Ucrânia.

Primeiro, foi a “guerra global” em “termos de desinformação, propaganda e informação” e agora “a parte militar desta guerra já começou na Ucrânia e não sabemos o que vai ser a seguir porque Putin também já começou a dizer-nos que vai usar armas químicas ou nucleares”, afirmou, em entrevista à Lusa, Mykola Trofymenko, que saiu de Mariupol há poucos dias, quando já era impossível sobreviver, como civil, na cidade fortemente bombardeada pelas tropas russas.

Putin, que ordenou a invasão da Ucrânia a 24 de Fevereiro com o argumento de que iria afastar um regime nazi, cujo chefe do governo por acaso é Judeu.

Muito se fala do risco de uma terceira guerra mundial, mas Mykola Trofymenko avisa que esse conflito já começou há muito através de ações de descredibilização da democracia com recurso à desinformação em larga escala e que a Ucrânia é apenas uma etapa.

O Presidente russo “deve ser detido”. “Veja o que fizeram à minha terra, é impossível acreditar que tudo isto seja possível no centro da Europa, na Ucrânia, no século XXI”, afirmou o reitor, que responsabiliza também a hierarquia militar russa.

“Estão a tentar mostrar que Mariupol faz parte do mundo russo”, mas “nós não somos parte do mundo russo, e nunca lhes perdoaremos o que fizeram à nossa cidade e às nossas instituições, às nossas famílias e às nossas casas”, declarou o reitor.

Mariupol é um importante centro industrial com o segundo maior do país atrás apenas de Odessa, sempre teve um papel importante na economia ucraniana.

No início da Guerra Civil no Leste da Ucrânia, em Março de 2014, tanto o governo central em Kiev quanto os separatistas da República Popular de Donetsk tentaram exercer controle sobre a região. Com apoio militar russo, os separatistas assumiram o comando de Mariupol e colocaram a cidade como o centro administrativo do Oblast de Donetsk.

O governo ucraniano, contudo, começou uma grande ofensiva terrestre e em meados de Junho de 2014 Mariupol já estava novamente sob controle das tropas da Ucrânia. Desde então, os rebeldes separatistas tentaram várias vezes retomar a cidade, a submetendo a bombardeios esporádicos de artilharia.

Em Fevereiro de 2022, a cidade foi cercada por tropas da Rússia no contexto da invasão russa da Ucrânia.

O Idioma

A população de Mariupol, ao contrário do que acontece nas zonas ocidentais da Ucrânia, era maioritariamente de língua russa. Pesquisa de 2020 indicou que apenas 0,9% dos habitantes falavam um ucraniano típico em casa regularmente. Russo seria a língua preferida de 81,9%, seguida por 9,6% tendo uma preferência igual entre russo e ucraniano e 7,3% falando surjique. Como remanescente da colonização grega do Mar Negro entre os séculos VII e VI a.C., permanece um remanescente de falantes de um dialeto grego único, o grego mariopolitano, assim como do urum, uma língua túrquica de substrato grego.

Estado atual da cidade Mariupol na Ucrânia

    


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *