Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Cruzeiro da Noite

02:00 08:00

Atual

Cruzeiro da Noite

02:00 08:00


TAXISTAS VOLTAM AOS PROTESTOS

Escrito por em Setembro 14, 2018

Os taxistas voltam a ir para a estrada em protesto, já nesta próxima quarta-feira, com o objetivo de impedir que a lei que regula as plataformas eletrónicas de transporte entre em vigor.

É mais um protesto contra as plataformas que agregam motoristas em carros descaracterizados e que viram a lei de regulamentação da sua atividade ser aprovada, no parlamento, em 12 de julho  e depois  promulgada pelo Presidente da República a 31 de agosto. A entrada em vigor do diploma está prevista para o primeiro dia de novembro e por isso o setor do táxi marcou a manifestação precisamente com a intenção de que esta não venha a ser aplicada.

O protesto vai decorrer em três cidades: Lisboa, Porto e Faro.

A partir das 05:00 horas as viaturas começam a chegar à Praça dos Restauradores, em Lisboa, para ocupar a Avenida da Liberdade e a fila poderá prolongar-se-á até à Avenida Fontes Pereira de Melo, e a chegar mesmo à Avenida da República

No Porto, as viaturas concentram-se na Avenida dos Aliados a partir das 06:00 e em Faro o início do protesto está agendado para as 07:00 na Estrada Nacional 125-10, junto ao aeroporto.

No parlamento, uma pequena delegação do setor do táxi vai pedir aos deputados que seja iniciado o procedimento de fiscalização sucessiva da constitucionalidade do diploma e que, até à pronúncia do Tribunal Constitucional, se suspendam os efeitos do diploma aprovado.

Existem a nível nacional mais de 13 mil taxistas, sendo que na zona da Grande Lisboa operam 4.700, dos quais 3.497 só na capital. No Porto são 700 e seguem-se Funchal com 454, cascais com 194 e Ponta Delgada com 147

Uma das principais queixas dos taxistas é o facto de na nova regulamentação para as plataformas, estas não estarem sujeitas a observar um número máximo de carros por município ou região, como acontece com os táxis.