Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Cruzeiro da Noite

02:00 08:00

Atual

Cruzeiro da Noite

02:00 08:00


SPA QUER ZECA AFONSO NO PANTEÃO

Escrito por em Agosto 22, 2018

A Sociedade Portuguesa de Autores quer a transladação dos restos mortais de José Afonso para o Panteão Nacional e por isso vai endereçar uma carta ao primeiro-ministro, António Costa, pedindo o seu envolvimento pessoal e politico para esta proposta.

José Jorge Letria, presidente da SPA lembra que, foi precisamente o atual primeiro ministro  que “tomou a iniciativa como presidente da Câmara Municipal de Lisboa de dar o nome de Humberto Delgado ao aeroporto internacional de Lisboa. É uma pessoa privilegiada para perceber este pedido, este desafio político e esta reivindicação, porque é um homem com sensibilidade cultural” e recorda que, “há muita gente insatisfeita com a cultura em Portugal, a nível de decisões políticas e apoios financeiros”, e  poderá haver “uma sensibilidade reforçada em relação a este objetivo, que é um objetivo dos autores portugueses.

Em comunicado, a Sociedade Portuguesa de Autores lembra que Zeca Afonso é “uma das figuras mais marcantes da história da vida cultural e artística portuguesa” e “é este o tributo e é esta homenagem que Portugal deve a quem como mais ninguém o soube cantar em nome dos valores da liberdade, da democracia, da cultura e da cidadania”.

Amália Rodrigues é a única artista musical cujo corpo foi trasladado para o Panteão Nacional. Está ainda a decorrer uma petição online que propõe a ida do guitarrista Carlos Paredes, que morreu em 2004, para o Panteão, mas atendendo à última alteração de lei relativa a esta homenagem, segundo a qual decisões sobre o assunto só poderão ser tomadas 20 anos depois da morte da pessoa em questão, é assunto a remeter para 2024.

 

 

Marcado como