Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista


SOCIEDADE MUSICAL E DESPORTIVA DE CANEÇAS FEZ 138 ANOS

Escrito por em Março 20, 2018

A Sociedade Musical e Desportiva de Caneças assinalou ontem o seu 138º aniversário em Sessão Solene realizada no salão da centenária coletividade, que esteve repleta de sócios, atletas, alunos e amigos.

No seu discurso, Rui Simões, presidente da Direção da SMDC recordou o trabalho dos antepassados, sem o qual não teria sido possível chegar onde se chegou

Também presente na Mesa de Honra, o Padre Fernando André recordou as palavras do Papa Francisco a propósito da inclusão e sublinhou o trabalho, a esse nível que é desenvolvido pela Scociedade Musical e Desportiva de Caneças, de modo a que a educação plena dos jovens seja alcançãvel

Nuno Miguel Pedro, diretor da Associação de Futebol de Lisboa, recordou que a génese do desporto está nas coletividades e que os bons exemplos vêm de baixo, como é o caso da SMDC. Para o dirigente do futebol lisboeta é preciso dignificar o dirigente desportivo com a aplicação do seu estatuto.

Augusto Flor, também na Mesa de Honra, mas afónico delegou em António Carrasco a intervenção da Federação das Coletividades de Cultura e Recreio, que louvou o trabalho dos antepassados e sublinhou a questão do estatuto do dirigente associativo.

Manuel Varela, presidente da Junta da União de Freguesias da Ramada e Caneças, depois de saudar os presentes recordou que, construir a história de uma coletividade com 138 anos dá muito trabalho, frizou que a Sociedade Musical e Desportiva de Caneças conseguiu criar laços de afetividade que vão sendo transmitidos de geração para geração.

Finalmente, Hugo Martins, presidente da Câmara Municipal de Odivelas, recordou a vasta e rica história da SMDC que foi sempre uma coletividade de referência no concelho de Odivelas.

Na Sessão Solene comemorativa do 138º aniversário da SMDC foram ainda entregues os emblemas que assinalam os 25 anos de associado a Amélia Trindade, Paulo Costa Dias, Arnaldo Carneiro, Maria de Fátima Jesus, Joana Rosário e Ana Rita Jesus.

Receberam o emblema dos 50 anos de associado Carlos Filipe Bastos, Vitor Manuel Oliveira, Carlos Leonel Marques e Mário Rui Martins.

Neste seu 138º aniversário a SMDC destacou o apoio e colaboração  do atleta de taekwondo Guilherme Pangas, de Paulo Alexandre Costa pelo trabalho desenvolvido com o grupo “Vocálise” e da Comissão das Festas das Sopas, determinante para a realização do certame.

Depois de mais uma brilhante atuação da Banda Filarmónica da Sociedade Musical e Desportiva de Caneças, dirigida pelo maestro Carlos Gomes, partiu-se o bolo dos 138 anos de vida da SMDC.