Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista


SENADO DE ODIVELAS APRESENTOU AO MUNICÍPIO PROPOSTA DE REGALIAS SOCIAIS PARA OS BOMBEIROS.

Escrito por em Fevereiro 27, 2018

A intenção já tinha sido anunciada no ato de apresentação do Senado de Odivelas e soube-se na altura que, “a primeira bola” a sair do saco das intenções que estavam na mente dos senadores seria esta: a apresentação de uma proposta de regalias sociais que abrangesse as três corporações de bombeiros do concelho.

A proposta foi já apresentada ao Município de Odivelas e vem na sequência daquilo  que a autarquia estabeleceu em maio de 2006 e incorpora o que o Orçamento Geral do Estado prevê, em relação ao fortalecimento do sistema de Proteção Civil e valorização dos bombeiros, um reconhecimento que deverá ser materializado em apoios concretos aos soldados da paz e não apenas às corporações.

Assim e na proposta de regalias sociais para os bombeiros, agora apresentada pela Associação Senado D. Dinis – Senado de Odivelas à Câmara Municipal de Odivelas, é sugerido a inclusão do risco de saúde na apólice do seguro de acidentes pessoais do atual seguro do ramo de bombeiro, a prioridade na atribuição de habitação social quando em igualdade de circunstâncias com outros candidatos, , o acesso gratuito a iniciativas de caráter desportivo e cultural promovidas pela autarquia, isenção de taxa de utilização das piscinas municipais, redução, ou mesmo isenção  das taxas de licenciamento  de ampliação, ou modificação de habitação própria, que abrangerá também o IMI, bolsas de estudo ou apoio no material escolar para os filhos até ao 3º ciclo, redução nas inscrições destes nos projetos de ocupação de tempos livres e benefícios no acesso creches, infantários e jardins de infância tutelados pelo Município.

As propostas apresentadas pelo Senado D. Dinis – Senado de Odivelas não incluem nos beneficiários os titulares dos Corpos Gerentes das Associações de Bombeiros do concelho de Odivelas e destinam-se aos bombeiros que tenham mais de 18 anos e mais de dois de serviço efetivo e que estejam no Quadro em situação ativa ou inativa, ou pertençam ao Quadro de Honra e abrange todas as três corporações do concelho de Odivelas: Odivelas, Caneças e Pontinha.

Para explicar, em detalhe a proposta apresentada pelo Senado D.Dinis – Senado de Odivelas ao Município e que poderá ser fonte de inspiração para mais autarquias no país, vamos ter em estúdio no programa “Espaço Entrevista” da RÁDIO CRUZEIRO, Hernâni Carvalho, presidente da Direção do Senado D. Dinis- Senado de Odivelas e o vogal da Direção, Vitor Peixoto, o mentor da proposta agora apresentada.