Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Cruzeiro da Noite

00:00 08:00

Atual

Cruzeiro da Noite

00:00 08:00


SEMANA EUROPEIA DA PREVENÇÃO DE RESÍDUOS 2020

Escrito por em Novembro 24, 2020

SEMANA EUROPEIA DA PREVENÇÃO DE RESÍDUOS 2020

Está em curso a 12ª edição da Semana Europeia de Prevenção de Resíduos entre os dias 21 e 29 de novembro, que contabiliza este ano, em 33 países, cerca de 10.600 ações dedicadas a esta iniciativa.

Este projeto existe pela necessidade de diminuirmos a quantidade de lixo que produzimos. São muitas as organizações que colocam em prática as suas ações, dedicadas aos temas da prevenção de resíduos, reutilização e reciclagem.

A Valorsul, enquanto coordenadora nas regiões de Lisboa Norte e Oeste, convida todos os interessados a participar nas várias iniciativas da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos que estão disponíveis ao público e que podem ser consultadas em https://ewwr.eu/actions-db/.

Das várias iniciativas promovidas, a Valorsul destaca as seguintes:

  • A Secretaria-Geral do Ministério das Finanças vai sensibilizar os seus colaboradores para o e-waste (poluição tecnológica) e o seu impacto no Planeta e para o combate ao desperdício alimentar.
  • Em Alcobaça, a reutilização vai estar na ordem do dia. O Município vai entregar a munícipes e comerciantes sacos para o pão e sacos reutilizáveis para as compras.
  • A Redução dos Resíduos Alimentares será um dos temas das sessões informativas no Colégio Rainha D. Leonor, nas Caldas da Rainha. Quem devolver o tabuleiro da refeição sem restos de comida durante a semana da SEPR fica habilitado a um sorteio material escolar.
  • Nova vida para objetos usados que procuram novo dono é o objetivo da plataforma interna de trocas com catálogo interativo que passa a estar disponível na Secretaria-Geral da Presidência do Conselho de Ministros, a partir da SEPR 2020.
  • Produção de resíduos no sector da saúde” é o tema do webinar promovido pelo ISAMB – Instituto de Saúde Ambiental (Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa), no dia 25 de novembro, e que vai abordar a produção e a redução de resíduos nos cuidados de saúde.
  • Finalmente uma solução para aquela lata com tinta! No Ecocentro da Valorsul do Lumiar de 23 a 27 de novembro será possível depositar pequenas quantidades de resíduos perigosos, por exemplo, os resíduos que resultam de pequenas ações de bricolage ou outros: latas com tinta, diluentes, inseticidas, líquidos de fotografia.

Estas e outras ações na área da Valorsul, e em toda a Europa, contribuem para a mudança. Junte-se a este movimento!