Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Current track

Title

Artist

Current show

Liqquid Grooves

14:00 15:00

Current show

Liqquid Grooves

14:00 15:00


Sarampo: 42 casos confirmados e 117 suspeitos

Written by on Março 19, 2018

De acordo com os últimos dados oficiais, há 42 casos confirmados de sarampo e 117 suspeitos, onde se inclui uma criança de 12 meses, “que tem um prognóstico favorável”. A informação foi divulgada esta segunda-feira de manhã por Fernando Araújo, secretário de Estado Adjunto e da Saúde, que, em declarações aos jornalistas, esclareceu ainda que há 39 casos a aguardar confirmação.

Quanto aos perfis dos casos infetados, adiantou Fernando Araújo, “tratam-se de adultos jovens, maioritariamente profissionais de saúde que estavam vacinados”.

A maioria dos casos, está centralizada no Porto, no Hospital de Santo António, e até ao momento há “apenas um caso” fora desta área geográfica, mais precisamente uma mulher de Pombal que deu entrada no serviço de urgências da unidade hospitalar da região na madrugada deste domingo. Ao que tudo indica, “esta senhora deverá ter tido contacto com o caso do homem francês”, que se supõe ter sido o primeiro paciente infetado no âmbito deste surto.

Já relativamente ao número de casos internados, “três deles estão no Hospital de Santo António, outro no Hospital de São João e outro ainda no Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos”. Porém, realçou Fernando Araújo, “destes casos internados apenas um está confirmado, sendo que os outros estão ainda sob avaliação”. De salientar que “estes casos internados não confirmados são pouco prováveis, mas vamos esperar pelos dados laboratoriais”, salvaguardou o governante.

Face às circunstâncias, “vale a pena sublinhar que, em caso de dúvidas, as pessoas devem ligar para a linha de Saúde 24 que estará disponível para prestar esclarecimentos e informar para onde os pacientes se devem dirigir”, advertiu o secretário de Estado.