Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Cruzeiro da Noite

00:00 08:00

Atual

Cruzeiro da Noite

00:00 08:00


QUASE 90% DOS PORTUGUESES VÃO CELEBRAR O NATAL EM CASA

Escrito por em Dezembro 18, 2018

De acordo com dados do inquérito realizado pelo Observador Cetelem, os portugueses têm a intenção de oferecer sete prendas neste Natal e contam gastar, em média, cerca de 29 euros por prenda, um valor que é em sete euros superior, quando comparado com 2017. No ano passado, os portugueses planeavam oferecer presentes a seis pessoas e gastar em média 22€ em cada prenda.

89% irão celebrar esta altura de festa em casa, 65% dos quais em casa própria e 32% planeiam passar em casa de familiares. 9% dos inquiridos tencionam fazer um período de férias fora de casa, com 6% a referir que esta época festiva é uma boa ocasião para viajar e 3% para reencontrar a família.

Entre os que optam por férias nesta época, apenas 16% referem preferir o estrangeiro, com a grande maioria (84%) a optar por ficar em Portugal. Em território nacional, o destino é maioritariamente a região Norte do país (37%), seguido na preferência pelo Sul de Portugal (30%). As ilhas constituem também um forte apelativo, com 26% a indicarem esta opção. A Região Centro é a que menos atrai, ao não ultrapassar os 7%.

No entanto, verifica-se uma quebra para quase metade desta intenção quando é comparada com o que foi manifestado em 2017. Uma das principais razões apresentadas para o efeito é a falta de disponibilidade financeira, que aumenta dos 14% de 2017 para 22% em 2018.

Este inquérito teve por base uma amostra representativa de 600 indivíduos residentes em Portugal Continental, de ambos os sexos e com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos. A amostra total (600) é representativa da população e está estratificada por distrito, sexo, idade e níveis socioeconómicos e conta com um erro máximo associado de +/- 4.0 pontos percentuais para um intervalo de confiança de 95%. As entrevistas foram realizadas telefonicamente, com informação recolhida por intermédio de um questionário estruturado de perguntas fechadas. O trabalho de campo foi realizado 24 a 27 de setembro pela empresa de estudos de mercado Nielsen para o Observador Cetelem.

Marcado como