Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Current track

Title

Artist

Current show

Current show


PSD EXIGE O DEBATE PÚBLICO SOBRE O USO A DAR AO MOSTEIRO

Written by on Fevereiro 8, 2018

A propósito da Proposta de Cedência à gestão municipal do Mosteiro de Odivelas, a RÁDIO CRUZEIRO recebeu do PSD/Odivelas, a Nota de Imprensa que se transcreve:

O PSD de Odivelas congratula-se por, finalmente, ser entregue à gestão municipal o símbolo identitário de Odivelas que é o Mosteiro de São Dinis e São Bernardo, bem como todo o património imóvel do antigo Instituto de Odivelas.

Contudo, não podemos aceitar que, passado mais de três anos sobre o encerramento do Instituto de Odivelas e consequente degradação a instalar-se, que o Partido Socialista, que governa a Câmara em maioria, não apresente qualquer estudo prévio de viabilidade económica, cultural e turística para este imóvel de importância fundamental para o território de Odivelas e para a suas gentes.

Recordamos que o Sr. Presidente da Câmara, reiteradamente, referiu que pretendia realizar um amplo debate sobre os destinos do Mosteiro e respectiva área envolvente, mas o tempo passou e nada se discutiu, nada se estudou e nada se conhece de concreto, que promova a requalificação e valorização deste valoroso património.

O PSD aceita e compreende as vantagens que advêm da gestão municipal deste imóvel (tendo em votações anteriores dado as condições ao Partido Socialista para que negociasse a melhor solução para a gestão municipal deste valioso património) mas não pode deixar de referir que não passará um “cheque em branco” ao Partido Socialista, para onerar a Câmara em cerca de 700.000,00 € por ano, ao longo dos próximos 50 anos, num total de aproximadamente 35 milhões de euros, sem conhecer qualquer estudo sobre o destino a dar a um Património que encerra vastíssimas potencialidades no domínio cultural e turístico e sem que haja um amplo debate público que envolva cidadãos e agentes políticos.

O PSD exige um projecto de intervenção neste local nevrálgico da cidade de Odivelas e do Concelho. Um projecto que concretize a possibilidade de um Museu, de um centro interpretativo, que dê a conhecer aos munícipes e ao país a riquíssima história do nosso Concelho, bem como a constituição de uma ampla zona verde.

O PSD exige que os Odivelenses sejam escutados nesta decisão determinante para o futuro do nosso território”