Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista


Projeto do Bloco para deslocalizar fábrica de betuminoso em Camarate chumbado na AR

Escrito por em Outubro 20, 2021

Projeto do Bloco para deslocalizar fábrica de betuminoso em Camarate chumbado na Assembleia da Republica

Documento foi reprovado com os votos contra do PSD, CDS e Chega e com as abstenções do PS e da IL. Fábrica tem sido alvo de queixas da população do Bairro de São Francisco, que admite recorrer aos tribunais.

Loures, 19 Outubro 2021 – O Projeto de Resolução do Bloco de Esquerda para a deslocalização da unidade industrial de massas betuminosas situada junto ao bairro de São Francisco, em Camarate, concelho de Loures, foi ontem rejeitado com os votos contra do PSD, CDS e Chega e com as abstenções do PS e IL.

O documento ontem rejeitado propunha à Assembleia da República que recomendasse ao Governo que tomasse “diligências, em articulação com as autarquias locais e a empresa Alves Ribeiro S.A., no sentido de alcançar uma solução de deslocalização da unidade industrial de massas betuminosas para um novo local, sem que essa solução coloque em risco os postos de trabalho afetos à unidade industrial”.

O projeto de resolução propunha ainda que a AR recomendasse ao Executivo a determinação, “com caráter de urgência, da concretização, por parte da empresa Alves Ribeiro S.A., de ações que comprovadamente minimizem as emissões de poeiras, de odores e de ruído provocadas pela unidade industrial de massas betuminosas, enquanto a unidade industrial não é deslocalizada”.

E também que efetuasse, “a nível nacional, um levantamento das unidades industriais cuja localização e atividade não garante a proteção das populações, tomando as medidas necessárias para corrigir os erros de ordenamento do território encontrados”.

Recorde-se que a poluição provocada por aquela unidade industrial tem sido alvo de queixas recorrentes por parte da população do Bairro de São Francisco, que já encetou várias formas de luta – incluindo nos tribunais – para tentar deslocalizar a fábrica para outro local onde não prejudique as pessoas nem o meio-ambiente.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *