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Projeto “A Minha Escola é Cool” arranca pelo 3.º ano consecutivo

Escrito por em Setembro 13, 2022

Projeto, dirigido ao 1.º e 2.º Ciclo, foi lançado em 2019

O objetivo do programa é promover o ensino para todos, combater o abandono escolar e o absentismo

 

Lisboa, 13 Setembro 2022 – A Fundação Ajuda em Ação lança pelo 3.º ano consecutivo o projeto de educação “A Minha Escola é Cool”, em parceria com o Agrupamento de Escolas de Camarate, em Loures.

O projeto, lançado em finais de 2019, é dirigido aos alunos que frequentam o 1.º e o 2.º ciclo e tem como principal objetivo promover uma escola com diferentes respostas pedagógicas e tecnologicamente mais preparada, que permita aos alunos concretizar as aprendizagens curriculares garantindo um acesso equitativo e de qualidade, para a obtenção de resultados de aprendizagem relevantes e eficazes para a vida.

Este é um programa inovador que integra várias atividades, tais como oficina de escrita criativa, oficina de robótica, mindfulness, educação positiva e mediação sociocultural.

“A Minha Escola é Cool” surge, assim, como uma possibilidade de intervir em várias dimensões da escola, uma vez que contempla várias atividades que abrangem não só toda a comunidade escolar como os parceiros. Estas atividades planeadas têm como finalidade ter um impacto positivo em toda a comunidade escolar, em especial nas famílias com maiores carências sócio económicas.

Na Ajuda em Ação sabemos que a pobreza é um condicionalismo dramático para o sucesso social de todos numa comunidade e que a educação é fundamental para que no futuro a igualdade de oportunidades seja uma realidade, não apenas uma ideia que se pretende atingir. Em todos os nossos programas trabalhamos para que os participantes consigam ser autores e transformadores do seu próprio percurso“, começa por explicar Mário Baundoiun, Diretor de Programas, adicionando que “os projetos são desenvolvidos dentro das escolas numa estreita colaboração com os professores a quem nos juntamos numa intenção muito concreta, fazer com que todas as crianças sejam alunos curiosos, criativos e pertinentes no processo de aprendizagem. Para que este caminho seja real, as atividades que promovemos, têm sobretudo o propósito de potenciar o que já é natural numa criança para que se venha a revelar no aluno, assim entendemos que todos terão um espaço e um tempo para se revelarem no seu potencial e no futuro não serem apenas um trabalhador com um nome, mas um ser com responsabilidade e preparado para ter sucesso individual, com impacto na sua comunidade e uma consciência mundial da sua ação”.

Neste sentido, a Ajuda em Ação apoia a estrutura escolar na forma como esta funciona, tanto na sua estrutura como na capacidade de resposta humana que dá através de professores e demais agentes educativos. A associação reconhece o potencial que existe em cada adulto que está dentro do espaço escolar e empenha-se em procurar mais soluções para fomentar a curiosidade das crianças e ao mesmo tempo promover novas soluções pedagógicas para que o formato de ensino seja cada vez mais adaptado, porque só esta flexibilidade é que permite um ajustamento à curiosidade de cada um e uma aprendizagem mais concretizada

É focada nestes objetivos que a Fundação Ajuda em Ação entra, implementando projetos que fomentem o crescimento pessoal e intelectual dos alunos, proporcionando um melhor desempenho escolar, como comprovado por David Botas, Assessor da Direção Agrupamento de Escolas de Camarate Dom Nuno Álvares Pereira, que considera que “a parceria com a Ajuda em Ação, veio reforçar e promover respostas ao nível da intervenção social, emocional e formativa e potenciar a implementação de projetos educativos plurianuais inovadores, delineados e dinamizados em articulação com a Associação de Pais do Agrupamento. Assim, através da contratação de técnicos especializados, os nossos alunos passaram a usufruir de um acompanhamento mais próximo, que favoreceu a identificação de situações de risco e consequente intervenção“.

Através da implementação de atividades diferenciadoras, foram promovidos o bem-estar, o gosto pela escola, a equidade educativa e a melhoria dos resultados escolares e dos comportamentos. Por outro lado, a intervenção social que o projeto fomentou junto dos pais e encarregados de educação, em particular numa altura tão difícil como a registada durante a pandemia, possibilitou uma reposta de emergência a situações graves de carências socioeconómicas e aproximou muito os pais da escola, com reflexos positivos nas relações entre a escola e a família. Ricardo Oliveira APDNAP Associação de Pais, Encarregados de Educação e Amigos do Agrupamento, realça a “dinâmica e a capacidade de reorganização do projeto para fazer face aos percalços ocorridos no percurso planeado, nomeadamente, na fase pandémica que vivenciamos, onde as carências sociais se agravaram“. Segundo o mesmo, o projeto permitiu, de alguma forma, “compensar as carências identificadas ou, em alguns casos, complementar o conjunto de valências que a escola“. O balanço que feito é, por isso, “muito positivo e fazemos votos para que possa continuar por mais anos

Ao longo os últimos dois anos, os resultados têm sido muito positivos, tendo o projeto já impactado mais de 458 alunos do 1.º e 2.º ciclo e 60 agentes educativos.


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