Presidente Dissolve Assembleia da República e Marca Eleições Para 30 de Janeiro
Escrito por Paulo António Monteiro em Novembro 5, 2021
O Presidente da República anunciou a dissolução da Assembleia da República e marcou a data de 30 de Janeiro para eleições legislativas antecipadas.
Lisboa 5 Novembro 2021 – Depois da rejeição do Orçamento para 2022 na semana passada, Marcelo Rebelo de Sousa, decidiu dissolver a Assembleia da República e convocar eleições para o dia 30 de Janeiro de 2022. O Presidente, justificou a escolha da data afirmando que a realização de debates na época de Natal e do Ano Novo poderiam contribuir para a abstenção.
“Sabemos todos que campanha eleitoral, bem como os debates que a devem anteceder, realizados no Natal, o primeiro Natal depois daquele que em boa verdade não tivemos, ou pelo Ano Novo, são, a todos os títulos, indesejáveis, e podem ser meio caminho andado para um aumento da abstenção”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa.
De acordo com o Presidente da República, “não foi uma rejeição pontual, de circunstância, por desencontros menores” entre a “geringonça” que viabilizaram anteriores orçamentos e levaram agora o PCP, BE e PEV, a votar contra. “Foi por divergências maiores, em áreas sociais relevantes, como a Segurança Social ou a legislação do trabalho”, afirmou.
A marcação de eleições fixa o prazo limite de entrega de listas de deputados para 20 de Dezembro e a campanha eleitoral entre 16 e 28 de Janeiro.
Paulo António Monteiro