Este projeto resulta de um Protocolo de Colaboração entre a DGLAB e o Município de Odivelas para a Conservação e Restauro, Digitalização e Disponibilização Online da Documentação do Mosteiro de São Dinis e São Bernardo, que será uma mais-valia, não só em termos da investigação histórica, mas também em termos de difusão cultural materializada na criação de um espaço museológico.
A investigação sobre o Mosteiro/Núcleo Urbano de Odivelas reveste-se como elemento primordial nas vertentes históricas, artísticas e arqueológicas. Sendo a DGLAB responsável pela salvaguarda e valorização do património arquivístico nacional, tem à sua guarda o fundo documental do Mosteiro, cujo acesso é fundamental para a construção de um estudo relacional e coeso que servirá de alicerce ao futuro Centro Interpretativo do Mosteiro de Odivelas (CIMO).
Assim, parte importante da investigação terá de ser realizada no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, onde se encontra a documentação, desde a sua fundação em 1295 até ao final do século XIX.