Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Current track

Title

Artist

Current show

Liqquid Grooves

14:00 15:00

Current show

Liqquid Grooves

14:00 15:00


PRÉMIO MUNICIPAL BEATRIZ ÂNGELO

Written by on Março 2, 2018

No dia 8 de março, a partir das 18.30 vai decorrer no Centro de Exposições de Odivelas a cerimónia de entrega do Prémio Municipal Beatriz Ângelo, um galardão atribuído anualmente pelo Município de Odivelas a Mulheres ou Instituições com ação a nível local ou nacional, que se destaquem nos vários setores da sociedade e na promoção da igualdade de género e que recorda Carolina Beatriz Ângelo, uma sufragista, ativista dos direitos das mulheres e líder dos movimentos feministas portugueses no início do Século XX, que se destacou, por ser a primeira mulher a votar em eleições no nosso país.

Este ano, o Prémio Municipal Beatriz Ângelo será entregue a duas mulheres Maria Rosa Queirós Gil, Zélia Maria da Silva Mota Afonso Amorim e também a uma instituição, o Movimento Democrático de Mulheres

Maria Rosa Queiroz Gil é seccionista de patinagem do Ginásio Clube de Odivelas e reconhecida por todos na Patinagem Artística em Portugal, além de detentora de diversas distinções, em particular pelo “seu clube”, o GCO, pelo Sporting Clube de Portugal e pela Associação de Patinagem de Lisboa, pelos anos de dedicação a esta modalidade.

Zélia Maria da Silva Mota Afonso Amorim é socióloga, defensora de grandes causas e conhecedora da discriminação e inclusão social de grupos. Desempenha nos dias de hoje, em regime de voluntariado, o cargo de Vice-presidente no Secretariado Diocesano de Lisboa da Pastoral dos Ciganos.

O Movimento Democrático de Mulheres é um movimento de mulheres progressistas, democratas, antifascistas e revolucionárias. Uma associação sem fins lucrativos, que luta pela defesa dos direitos das mulheres.

Foto: Beatriz Ângelo