PRÉMIO MUNICIPAL BEATRIZ ÂNGELO
Escrito por ARCO em Março 2, 2018
No dia 8 de março, a partir das 18.30 vai decorrer no Centro de Exposições de Odivelas a cerimónia de entrega do Prémio Municipal Beatriz Ângelo, um galardão atribuído anualmente pelo Município de Odivelas a Mulheres ou Instituições com ação a nível local ou nacional, que se destaquem nos vários setores da sociedade e na promoção da igualdade de género e que recorda Carolina Beatriz Ângelo, uma sufragista, ativista dos direitos das mulheres e líder dos movimentos feministas portugueses no início do Século XX, que se destacou, por ser a primeira mulher a votar em eleições no nosso país.
Este ano, o Prémio Municipal Beatriz Ângelo será entregue a duas mulheres Maria Rosa Queirós Gil, Zélia Maria da Silva Mota Afonso Amorim e também a uma instituição, o Movimento Democrático de Mulheres
Maria Rosa Queiroz Gil é seccionista de patinagem do Ginásio Clube de Odivelas e reconhecida por todos na Patinagem Artística em Portugal, além de detentora de diversas distinções, em particular pelo “seu clube”, o GCO, pelo Sporting Clube de Portugal e pela Associação de Patinagem de Lisboa, pelos anos de dedicação a esta modalidade.
Zélia Maria da Silva Mota Afonso Amorim é socióloga, defensora de grandes causas e conhecedora da discriminação e inclusão social de grupos. Desempenha nos dias de hoje, em regime de voluntariado, o cargo de Vice-presidente no Secretariado Diocesano de Lisboa da Pastoral dos Ciganos.
O Movimento Democrático de Mulheres é um movimento de mulheres progressistas, democratas, antifascistas e revolucionárias. Uma associação sem fins lucrativos, que luta pela defesa dos direitos das mulheres.
Foto: Beatriz Ângelo