CROWDFOUNDING: COMPUTADORES E INTERNET PARA OITENTA ALUNOS NA PORTELA E MOSCAVIDE
Escrito por Paulo António Monteiro em Abril 21, 2020
Associações de pais da Portela e Moscavide criam crowdfunding para garantir equipamentos e Internet a todos os alunos. A campanha tem como objetivo angariar 12 mil euros para que os 80 alunos do Agrupamento de Escolas da Portela e Moscavide sem equipamentos possam acompanhar as aulas e manter o contato com professores e colegas.
Portela, 14 de abril de 2020 – As associações de pais e encarregados de educação do Agrupamento de Escolas da Portela e Moscavide lançaram uma campanha de crowdfunding para proporcionar, a todos os alunos daquele agrupamento, equipamentos e acesso à Internet que lhes permita seguir as aulas e atividades letivas à distância durante o terceiro período. A iniciativa conta com o apoio do Movimento Escolas Sem Amianto (MESA), do qual aquele agrupamento de escolas foi fundador.
No Agrupamento de Escolas da Portela e Moscavide, composto por 5 escolas e cerca de 2550 alunos, aproximadamente 10% dos alunos não tem acesso a um computador e 3% não tem acesso a qualquer meio nem à Internet.
Face aos obstáculos e para não deixar nenhum aluno para trás, os pais puseram mãos à obra e vão agora tentar angariar 12 mil euros para permitir a todos os alunos acompanharem as matérias letivas.
“Como associações de pais não nos podemos resignar, queremos que todos tenham acesso aos meios indispensáveis para acompanhar a matéria e contribuir para que o ano letivo se conclua da melhor maneira possível”, adianta Carla Travessa, presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Secundária da Portela, uma das promotoras da iniciativa.
“Acreditamos que é possível, dentro da nossa comunidade, conseguir ajuda para que, pelo menos, os cerca de 80 alunos – 3% – tenham acesso a um smartphone e Internet que lhes permita assistir às aulas à distância, mantendo o contacto com os professores e colegas”, acrescenta a responsável.
“Para além das aulas, este meio permite estreitar o contacto social, fundamental em famílias mais vulneráveis, e ainda mais importante numa altura como a que estamos a viver”, aponta Carla Travessa.
Os equipamentos serão doados ao Agrupamento de Escolas da Portela e Moscavide, que os emprestará aos alunos que deles necessitam.
A campanha está disponível neste link: https://ppl.pt/causas/ensino?fbclid=IwAR2sbCVyFA0410P6lxpk6fz5E7i3ohC1Ajum0EuXjP_wr-eoUPoJRExONcQ