Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Mundo NAF

20:00 23:59

Atual

Mundo NAF

20:00 23:59


PORTAL DA QUEIXA REVELA AUMENTO DE RECLAMAÇÕES DURANTE O BLAKE FRIDAY

Escrito por em Dezembro 15, 2021

 

Queixas relacionadas com burlas representam 29% nas reclamações relacionadas com a Black Friday

Lisboa, 15 Dezembro 2021 – Dispararam 70% as queixas relacionadas com a Black Friday 2021. Apesar dos avisos feitos aos consumidores pelas várias entidades relacionadas com o ecossistema do consumo, desde marcas, marketplaces, organizações ligadas ao consumidor, até aos organismos governamentais, forças de segurança e inclusive o setor bancário, as queixas relacionadas com burlas pesaram 29% nas reclamações relacionadas com a Black Friday, revela uma análise do Portal da Queixa. 

Entre 1 de Novembro e 1 de Dezembro de 2021 o período em que decorreram as grandes promoções enquadradas na Black Friday, foram registadas no Portal da Queixa 709 reclamações, o que representa um aumento de 70% face ao período homólogo.

Nos principais motivos de reclamação apresentados pelos consumidores através do Portal da Queixa, estão problemas relacionados com burlas (29%), dificuldades na entrega do produto (26%) e falhas no apoio ao cliente e pós-venda (25%).

A análise realizada permitiu identificar quais foram as categorias com o maior volume de reclamações. Relacionadas com compras na área da Informática, Tecnologia e Som estiveram 50% das queixas dos consumidores. A segunda categoria mais reclamada foi Compras, Moda e Joalharia, ao reunir 37% das reclamações. Face a 2020, verificou-se um crescimento de 20% nas reclamações endereçadas à categoria Compras, Moda e Joalharia e um aumento de 10% na categoria Informática, Tecnologia e Som.

Recorde-se que, segundo o inquérito “Estudo Black Friday 2021” realizado pelo Portal da Queixa, 75% dos consumidores considerou que a Black Friday “já não faz sentido”, tendo em conta as campanhas promocionais efetuadas ao longo de todo o ano.

De referir ainda que, um estudo da SIBS, gestora da rede Multibanco, conferiu esta nova tendência de consumo, em que os portugueses tendem a dispersar a decisão de compra pelos vários dias de Black Week, e já não esperam por sexta-feira, como resultado “das campanhas comerciais que vão sendo cada vez mais antecipadas”.

 

 


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *