Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual


Persistência de tempo muito quente e muito seco em Portugal continental

Escrito por em Julho 14, 2022

Onda de calor

Comunicado válido entre 2022-07-13 18:11:00 e 2022-07-15 23:59:00

Lisboa 14 Julho 2022 – IPMA – Desde o dia 6 de julho que se registam em Portugal Continental, valores muito altos de temperatura máxima e mínima do ar, com valores na maior parte do território a contribuírem para a onda de calor. Esta situação de tempo muito quente resulta da circulação de uma massa de ar muito quente e seco, originária no norte de África.

Nos últimos dias foram observadas temperaturas superiores a 40°C em grande parte do território, situação que se irá repetir no dia 14, com exceção de alguns locais do litoral, mantendo-se as temperaturas elevadas até dia 17 nas regiões do interior, com uma diminuição de temperatura no litoral já a partir do dia 15.

Mantém-se a persistência da ocorrência de noites tropicais (temperatura mínima acima de 20°C) na generalidade do território até à noite de 14 para 15, continuando nas noites seguintes no interior e no Algarve.

Tendo em conta a previsão meteorológica, fundamentalmente em relação à temperatura máxima, o IPMA emitiu avisos vermelhos de tempo quente para todos os distritos, exceto Faro, o mais elevado na escala de avisos, que serão desagravados gradualmente, em especial no litoral.

A intensidade do vento será fraca a moderada e predominando do quadrante leste, sendo por vezes forte nas terras altas, rodando temporariamente para noroeste no litoral oeste durante a tarde.

Devido a estas condições meteorológicas e à previsão de valores baixos de humidade relativa do ar, temporariamente inferiores a 20% em vastas áreas do interior, o Perigo de Incêndio Rural apresentará as classes Máximo e Muito Elevado em quase todo o interior Norte e Centro e no interior do Algarve até ao final desta semana.

Marcado como

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Continue lendo