Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Current track

Title

Artist

Current show

Current show


PEDRO PABLO PICHARDO VOA LITERALMENTE PARA O OURO NO TRIPLO SALTO

Written by on Agosto 5, 2021

PEDRO PABLO PICHARDO CONQUISTA EM TÓQUIO O OURO NO TRIPLO SALTO

 

Tóquio 5 Agosto 2021 – Pedro Pablo Pichardo conquista a medalha de ouro na prova do triplo salto dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, estabelecendo novo recorde nacional. Com a conquista da medalha de ouro, o campeão Olímpico português, eleva para quatro o número de medalhas obtidas por atletas portugueses, um resultado histórico desde que Portugal marca presença nas edições dos Jogos Olímpicos da era moderna.

Pedro venceu a competição com um salto de 17,98 metros, conquista a primeira medalha de ouro para Portugal em Tóquio’2020, depois da de prata de Patrícia Mamona na prova feminina do triplo salto e das de bronze de Jorge Fonseca no judo (-100 kg) e Fernando Pimenta em K1 1.000.

Portugal superou os resultados alcançados em Los Angeles’1984 e Atenas’2004, edições em que subiu três vezes ao pódio. Totaliza até hoje 28 medalhas em Jogos Olímpicos, sendo cinco de ouro, nove de prata e 14 de bronze, 12 das quais no atletismo, modalidade que conquistou também os cinco títulos olímpicos.

O atleta é natural de Cuba, tem 28 anos de idade, efetuou o seu melhor salto, de 17,98 metros, à terceira tentativa, e bateu o seu próprio recorde nacional por três centímetros, impondo-se ao chinês Yaming Zhu, com 17,57, e ao burquinense Fabrice Zango, com 17,47, que conquistaram as medalhas de prata e de bronze, respetivamente.

Pedro Pablo Pichardo é natural de Santiago de Cuba, onde nasceu a 30 de junho de 1993, é um atleta português, de origem cubana, especialista em triplo salto.

Com a nacionalidade cubana, obteve duas medalhas de prata no Campeonato Mundial de Atletismo, e uma medalha de bronze no Campeonato Mundial em Pista Coberta.

Após divergências com a Federação de Atletismo Cubana decidiu rumar a Portugal onde desde 2017, representa o Sport Lisboa e Benfica, adotou nacionalidade portuguesa e passou a representar Portugal, a 5 de Julho de 2018, passa a representar Portugal no encontro de Lausana, conseguindo um segundo lugar com uma marca de 17,61 m. Em representação das cores Lusas já venceu o Campeonato Europeu em pista coberta e sagrou-se agora Campeão Olímpico nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *