Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Current track

Title

Artist

Current show

Current show


PASSAM 20 ANOS SOBRE OS ATENTADOS DO 11 DE SETEMBRO 2001

Written by on Setembro 11, 2021

No 11 de Setembro de 2001, a organização terrorista Al–Qaeda, desvia quatro aviões comerciais americanos da sua rota e intencionalmente despenha dois contra as Torres Gémeas do World Trade Center, em Nova Iorque e um terceiro contra o Pentágono na Virginia. O quarto avião depois da tripulação e passageiros tentarem tirar o controle do avião aos sequestradores, despenha-se num campo aberto próximo de Shanksville, na Pensilvânia. No total o atentado provoca 2.977 mortes incluindo a dos 19 terroristas.

Na manhã daquele dia, dezanove terroristas sequestraram quatro aviões comerciais de passageiros. Os sequestradores colidiram intencionalmente dois dos aviões contra as Torres Gêmeas do complexo empresarial do World Trade Center, na cidade de Nova Iorque, matando todos os passageiros, tripulantes e muitas das pessoas que trabalhavam nos edifícios atingidos.

As duas torres desmoronaram duas horas após os impactos, destruindo edifícios vizinhos e causando vários outros danos. O terceiro avião de passageiros colidiu contra o Pentágono, a sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, no Condado de Arlington, Virgínia, nos arredores da capital norte americana.

O quarto avião caiu num campo aberto próximo de Shanksville, na Pensilvânia, depois de alguns de seus passageiros e tripulantes terem tentado retomar o controle da aeronave cujos sequestradores tinham reencaminhado na direção da capital norte-americana. Nesse voo 93 da United Airlines as gravações da caixa negra revelaram que a tripulação e os passageiros tentaram tirar o controle do avião aos sequestradores depois de ficarem a saber, através de chamadas telefônicas, que outros aviões sequestrados foram despenhados contra os edifícios do World Trade Center e do Pentágono.

De acordo com a transcrição das gravações do Voo 93, um dos sequestradores deu a ordem para alterar a rota do avião, uma vez que tinha ficado evidente que eles iriam perder o controle do avião para os passageiros. Logo a seguir a aeronave caiu num campo perto de Shanksville, Condado de Somerset, Pensilvânia, às 10h03m, hora local.

Khalid Sheikh Mohammed, o organizador dos atentados, mencionou numa entrevista em 2002, que o alvo do Voo 93 era o Capitólio dos Estados Unidos.

Três dos prédios do Complexo do World Trade Center desmoronaram-se devido a uma falha estrutural, no dia do ataque. A Torre Sul caiu às 9h59, após estar a arder por 56 minutos no incêndio causado pelo impacto de Voo 175 da United Airlines. A Torre Norte desmoronou às 10h28m, após estar a arder durante cerca de 102 minutos.

Quando a Torre Norte desabou, os destroços caíram próximo do edifício 7 do World Trade Center e provocaram mais um incêndio que durou varias horas e comprometeu a integridade estrutural do edifício, levando ao colapso total às 17h21m.

Não houve sobreviventes em nenhum dos voos.


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *