Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual


PAPA FRANCISCO DECLARA PENA DE MORTE COMO INADMISSÍVEL

Escrito por em Agosto 2, 2018

O Vaticano alterou o catecismo, de modo a considerar a posição do Papa Francisco sobre a pena de morte, que passa a ser considerada inadmissível e um atentado à dignidade humana, seja em que circunstância for.

Desde que foi eleito, em 2013, o Papa Francisco manifestou em várias ocasiões a sua oposição à pena de morte e há muito que pedia que o catecismo refletisse essa posição.  Agora e na nova doutrina, que foi promulgada pela Congregação para a Doutrina da Fé, pode ler-se que “a pena de morte é inadmissível, porque atenta contra a inviolabilidade e dignidade da pessoa”, conforme referiu Francisco, a 11 outubro de 2017, aos participantes no Encontro para a Nova Evangelização.

Portugal foi o primeiro estado europeu a abolir a pena de morte. A última aplicação da pena de morte em Portugal ocorreu em 1917, durante a Primeira Guerra Mundial, em França, quando o soldado João Ferreira de Almeida,, então com 23 anos e natural do Porto. após cerca de sete semanas na linha da frente nas trincheiras, da Flandres, tentou passar-se para o inimigo, sendo condenado em  tribunal de guerra à pena de morte por crime de traição à pátria, uma execução que ocorreu em Pas-de-Calais. O seu corpo está enterrado no cemitério militar português de Richebourg, junto de outros 1.831 combatentes portugueses.

.