PAN VAI APRESENTAR MOÇÃO PARA A DETEÇÃO DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA NOS CENTROS DE SAÚDE
Escrito por ARCO em Janeiro 21, 2019
O PAN – Pessoas, Animais e Natureza vai apresentar na próxima Assembleia Municipal de Odivelas, que se realiza esta quinta-feira, uma Moção sobre a implementação de um Programa de Deteção de Violência Doméstica nos Centros de Saúde. O deputado municipal do PAN, em Odivelas, Nelson Silva, sublinha que,
“a violência doméstica é ainda uma realidade assustadora no nosso país.”
Segundo dados do Observatório de Mulheres Assassinadas – UMAR, morreram 21 mulheres de violência
doméstica no ano 2017 e registou-se o mesmo número de mortes, só entre janeiro e setembro de 2018,
faltando considerar os dados do último trimestre do ano passado. Sabe-se também que uma em cada quatro mulheres, com mais de 15 anos, já foram vítimas de algum tipo de violência doméstica, embora um quinto delas não tenha contado a ninguém.
Na sua Moção o PAN – Pessoas, Animais e Natureza, também não esquece os homens, que por medo e sobretudo vergonha não pedem ajuda, por recearem o descrédito e a humilhação. Quebrar o isolamento da vítima é, assim, um dos propósitos da Moção que o PAN vai apresentar na próxima Assembleia Municipal de Odivelas, que aponta como exemplo positivo, o que já acontece em Loures, na USF Travessa da Saúde e quer ver alargado aos Centros de Saúde de Odivelas e se possível, também às escolas, uma vez que, muitas das vítimas são menores.
Esta Moção, já foi aprovada na semana passada, na Assembleia Municipal de Loures
Marcado como Prevenção da Violência Doméstica