Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Current track

Title

Artist

Current show

Current show


PAN ODIVELAS PROMOVE DEBATE SOBRE ARTE E CULTURA NA ERA COVID

Written by on Maio 26, 2020

 

Odivelas 25 Maio 2020 – A Concelhia do PAN, Pessoas-Animais-Natureza em Odivelas promove amanhã dia 26 de Maio de 2020, pelas 18h30m, um debate digital sobre “Arte e Cultura Portuguesa na Era COVID”.

Este debate terá um painel de artistas preocupados pelo presente e futuro da arte e cultura na era COVID, mais concretamente contará com a presença da atriz, ativista e licenciada em Direito, Sofia Monteiro Grillo, com o professor e coreógrafo especializado em estilo Bollywood, Pedro Nascimento, e com a jovem fadista, condecorada com a medalha de mérito cultural Duquesa do Cadaval, Cláudia Picado. O debate será realizado na modalidade de “Digital Talk” através da página de Facebook do PAN, será moderado pelo Deputado Municipal do PAN em Odivelas, Nelson Silva, e toda a conversa será interpretada em Língua Gestual Portuguesa de modo a poder ser acessível a todos, tal como é hábito nos eventos públicos do partido PAN.

Os números que rodeiam o impacto da pandemia na indústria são assustadores, neste sentido a Associação de Promotores de Espetáculos, Festivais e Eventos afirma que foram adiados cerca de 27 mil espetáculos ao longo do país entre março e final de Abril.

Um inquérito promovido pela Fundação Gestão dos Direitos dos Artistas revela que por cada espetáculo musical cancelado ficaram sem rendimento, em média, 18 artistas e 3,8 técnicos e profissionais de produção. Um outro inquérito da Academia Portuguesa de Cinema revelava que 80% dos profissionais de cinema tem retribuição com base em recibos verdes ou similares pelo que não podem recorrer aos apoios desenhados pelo Governo.

“A Cultura tem sofrido ainda mais com a COVID-19, dado ser um sector histórico e estruturalmente fragilizado, caracterizado pela ampla precariedade e pelo subfinanciamento crónico.”, reivindica Nelson Silva.

Ainda mais, as ajudas anunciadas, com cerca de 30 milhões de Euros, resultam da reprogramação de fundos comunitários. Em causa ficam projetos já aprovados no âmbito do programa Cultura para Todos, e que estariam perto da fase de contratualização, pelo que não tem abafado as críticas que levaram ao sector protagonizar uma vigília na passada sexta-feira com ampla adesão ao longo do país.

“Consideramos crucial debater com os protagonistas, os artistas, para encontrar soluções realistas e adequadas, que vão além do financiamento e ao encontro das populações locais e profissionais do sector”, afirma o PAN Odivelas.

Para mais informações: https://www.facebook.com/events/596770937600890/

Tagged as