Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista


OS NETOS DE BANDIM EM ODIVELAS

Escrito por em Agosto 22, 2018

TARDE INTERCULTURAL COM OS “NETOS DE BANDIM” EM ODIVELAS

A grande noite de espetáculo ao vivo de Américo Gomes, realizado no Espaço Lisboa deixou o público eufórico, os NETOS DE BANDIM, provaram que a cultura guineense é rica e com o elevado grau de profissionalismo está a aumentar o número de fãs espalhados pela Europa.

Américo Gomes, é um verdadeiro “Embaixador” da música guineense.

Dono de uma voz única transportou para Portugal vários artistas de nova geração da música da Guiné Bissau na Diáspora. Juntos subiram pela segunda vez ao palco do Espaço Lisboa onde atuaram ao vivo.

Ju Quendo, Wigue Dog, Fanta, Big Carlos , As One, Germano Correia, Lass Kilis e a cantora Célia Flor Paris, contribuíram em grande escala para que a noite de Américo Gomes fosse a prova de que a música guineense está em desenvolvimento e evolução constante. Os Netos de Bandim, confirmaram que as danças folclóricas guineenses têm o seu devido espaço além fronteiras.

O grupo composto por cerca de 30 elementos nasceu a 12 de Novembro do ano 2000 no Bairro de Bandim. Atravessando vários caminhos o grupo provou a sua capacidade em 4 Festivais Internacionais através do Concelho Internacional de Festivais Folclóricos.

O CIOFF, foi fundado no ano de 1970 com a missão de salvaguardar, promover e difundir a cultura tradicional e o folclore. O Grupo Cultural Netos de Bandim esteve entre os 200 grupos que marcaram a sua presença no XXII Festival de Folclore Internacional do Alto Minho que decorreu de 17 a 22 de julho.

Participaram também no Fest’in Folk Corredoura, que se realizou nos dias 6 a 12 de Agosto em Guimarães. A experiência ao longo do percurso são a prova de qualidade que lhes valeu o prémio na categoria de danças internacionais.

Prémios ganhos na digressão europeia do Grupo Cultural Netos de Bandim

Para finalizar a sua digressão em Portugal o Grupo Cultural Netos de Bandim deram o grande show durante a tarde de Domingo, do passado dia 19 de Agosto, no Espaço CPLP situado em Odivelas. Esse espetáculo serviu para mostrar ao público todos os prémios conquistados ao longo do percurso do grupo e contou com o grande apoio do músico Américo Gomes e com a colaboração de todos os artistas que com ele atuaram na noite anterior no Lisboa Ao Vivo.

Podemos dizer que o grupo “fez História”, afirmou Hector Cassamá, fundador dos NETOS DE BANDIM.

A apresentação do espetáculo de Américo Gomes, no espaço Lisboa Ao Vivo, esteve a cargo de Celso Soares, gestor de conteúdos, realizador e apresentador do programa SAVANA da Rádio Cruzeiro.