Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista


OPINIÃO/CRUZEIRO: “VAMOS LÁ POR PARTES”, PELA SAÚDE E PELO SENADO

Escrito por em Março 9, 2018

Vamos lá por partes

É só saúde (1)

O SNS está gravemente doente. Nos últimos 15 dias, frequentei alguns hospitais, em virtude de doenças de familiares próximos. Uns são públicos, outros são parcerias público-privadas. Acho aliás sugestivo que só surjam comissões de utentes destes últimos, o pior “cego”…………

Os serviços estão um caos! Um familiar, muito próximo, entrou numa sexta-feira numa urgência hospitalar. Estou a referir-me concretamente à minha estimada mãe.

Ficou internada numa box existente nas urgências até à 3ª feira seguinte, quando foi transferida para uma sala de tratamentos transformada num quarto. Na mesma box com capacidade para 2 pessoas estavam 4 macas. No piso onde ficou internada, 3 noites, a sala de televisão estava “remodelada” com 2 camas…………….

Ainda durante a semana passada, desloquei-me a outro hospital, para fazer uma visita a um familiar que está a passar por momentos bem difíceis. É lamentável o que vi, é terceiro-mundista, é deplorável, é vergonhoso, é um panorama que nos devia envergonhar a todos! Macas num corredor, ser humanos em locais sem quaisquer condições. Lamentável, não pode valer tudo para se conseguirem os malditos números.

Uma palavra para os profissionais de saúde, sempre exemplares sempre atenciosos, na sua grande maioria, apesar de se debaterem com situações completamente anacrónicas.

É só saúde (2)

No passado dia 1 do corrente mês, desloquei-me ao meu Centro de Saúde para marcar uma consulta de clinica geral. Tinha tentado não fazer esta deslocação, por mais de uma vez, utilizando o portal da saúde, mas nas duas tentativas recebi um mail a comunicar-me que o Centro de Saúde tinha devolvido a minha pretensão. No local, tirei uma senha e aguardei pela minha vez o que aconteceu em breves dez minutos.

Depois de ouvida a razão da minha deslocação, a funcionária informou-me que terei consulta no próximo dia 9 de Agosto, pelas 12h40. Saí contente, feliz, afinal só terei de esperar 5 meses, 8 dias e 2 horas por uma consulta.

Benditas cativações!

Senado de Odivelas

Muitos podem não gostar do nome, das pessoas que compõem esta associação ou até questionar o seu nome, mas pelos vistos o trabalho (sem interesses) em prol da população odivelense começa a ser produzido. Na passada semana foi entregue ao Presidente da Camara Municipal de Odivelas, Hugo Martins, uma proposta em que a Associação Senado D. Dinis apresenta a sugestão da atribuição de regalias sociais a serem atribuídas pelo município de Odivelas aos Bombeiros do concelho. Anteriormente, tínhamos colocado o mesmo documento em discussão perante as três corporações de bombeiros existentes.

 

 

José Barão das Neves

 

 

 

 

Marcado como