Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Current track

Title

Artist

Current show

Power Play

20:00 23:59

Current show

Power Play

20:00 23:59


OPINIÃO CRUZEIRO – PENSAR SOBRE ODIVELAS É SEMPRE BOM!

Written by on Janeiro 25, 2018

Alguns Odivelenses que amam a terra onde nasceram, vivem e/ou trabalham, criaram, no passado dia 5 de janeiro, uma associação sem fins lucrativos a que deram o nome de Associação Senado D. Dinis, que também está ser conhecida como Senado de Odivelas.

Não é segredo nenhum – eu sou um dos fundadores desta Associação. Assumo-o porque sempre assumi  por inteiro e de forma transparente (e vou continuar a fazê-lo) todos os compromissos feitos, sem dissimulações, encapotamentos ou ocultações. Aliás, neste caso ainda acrescento que o assumo com indisfarçável orgulho mas também o necessário sentido de responsabilidade.

Os objetivos desta nova associação visam exclusivamente Odivelas e os Odivelenses. São objetivos singelos mas ambiciosos, idealistas mas responsáveis, ousados mas realistas.

Queremos ser um fórum de reflexão, (um think tank, se quisermos usar uma expressão anglo-saxónica) sobre Odivelas, sobre a qualidade de vida dos Odivelenses, sobre o futuro desta terra. Queremos ouvir, estudar e refletir de forma totalmente aberta a toda (mas mesmo TODA) a sociedade odivelense, em diálogo construtivo, imaginativo e inovador, sem quaisquer constrangimentos de ordem política, institucional, ideológica ou outra qualquer, com total liberdade e responsabilidade.

Queremos pensar Odivelas de forma estratégica, com um alcance temporal que vá para além do curto/médio prazo. Queremos que se comece a refletir na Odivelas que queremos ter em 2030, em 2040 ou em 2050 sem descurar os problemas e os desafios de hoje. No fundo, apenas queremos ser úteis à terra que amamos!

Não me parece que sejam objetivos passíveis de grande polémica. Porém, há quem ache que o surgimento de uma associação deste género é criticável. Talvez pensem assim por pequenos motivos a que só os próprios darão valor mas fico algo inquieto quando dou conta de que há quem ache que pensar e refletir sobre os assuntos é criticável ou perigoso! Normalmente, os ditadores também pensam assim.

O grupo de fundadores da Associação Senado D. Dinis é constituído pessoas que gostam de assumir as suas posições, o seu passado e a sua obra porque nada têm a esconder. Não são melhores, nem piores que ninguém mas todos eles têm em comum um passado e/ou um presente com trabalho feito por Odivelas e pelos Odivelenses nos mais diversos campos: na ação política, cívica, cultural, social, no associativismo parental e desportivo ou no apoio aos Odivelenses mais desfavorecidos, por exemplo. Entre os fundadores temos antigos e atuais autarcas, antigos e atuais dirigentes associativos, alguns deles mesmo com fortíssimas ligações à criação do concelho de Odivelas.

Em suma, todos estes fundadores do Senado têm muita obra feita e muito trabalho reconhecido, inclusive pela própria Câmara Municipal de Odivelas e pelo próprio presidente desta, Hugo Martins, que fez questão de comparecer na cerimónia fundacional.

Há quem ame Odivelas e mostre esse amor com ações e intervenções públicas. Há muitos que não podem dizer o mesmo…

Odivelas merece e precisa que o futuro comece a ser pensado e construído hoje. A Associação Senado D. Dinis quer ser apenas mais um contributo válido e presente para essa reflexão. Nada mais do que isto. Mas há quem queira ver fantasmas… Se virem algum, que seja o d’El-Rei D. Dinis – pode ser que assim descubram o porquê de uma certa escolha de cores.

Até para a semana. Desfrutem (e pensem) sobre Odivelas!

Fernando Sousa Silva
Sociólogo