OPINIÃO/CRUZEIRO: MOBILIDADE E TRANSPORTES
Escrito por ARCO em Maio 15, 2019
Mobilidade e transportes
Em Odivelas,continua-se a discutir este tema.
E vai continuar a ser discutido, já que ainda há hipotese de reverter esta montruosidade que querem fazer com o Metro e mais concretamente,com a Linha Amarela.
Quase sempre centrado no amputamento ou não da linha amarela e da possibilidade da utilização do navegante municipal Odivelas nas carreiras da Carris.
A discussão,vai esquecendo outras questões,também elas ligadas à mobilidade e transportes.
Seja pela mobilidade de pessoas,pelos passeios,nas suas deslocações pedonais em pequenos trajectos.
Ou pela mobilidade de pessoas entre as freguesias do concelho.
Quem tenta circular, a pé,pelos passeios,encontra dois problemas:
- Ou os passeios estão a servir de estacionamento
- Ou estão completamente danificados, impossibilitando quem se se queira deslocar em segurança,neles, não o consiga.
Em ambos,não se notam soluções para breve,pelo menos a médio prazo.
Como estão a ser negociadas as novas concessões para os transportes rodoviárias em Odivelas?Quem sabe? Aliás,quem conhece o que se faz neste processo?
Supostamente, deveria de ser uma oportunidade para serem melhoradas as ligações para fora do concelho e também entre as freguesias.
Uma oportunidade crucial para assegurar o direito à mobilidade sustentada do ponto de vista social,económico e ambiental.
Oportunidade esta,que se conseguiria,através de negociação,sem cedências.
Sabemos,que apenas vão ser mantidas as ligações já existentes e possivelmente haver algumas novas, consoante a necessidade. Mas como dizem que está tudo bem neste campo…
Mas infelizmente,sabemos que não é isso que acontece e o aceitar desta expansão do Metro,é um caso visivel da fraca negociação deste executivo…Se é que houve alguma.
Um erro caro e que em nada vai servir quem procura Odivelas,para as deslocações pendulares e que a vai transformar ainda mais numa especie de rolha…Daqui,ninguém passa.
Saber ler português,é uma coisa,compreender é outra…
Dar como garantias,cartas e artigos de jornal é de uma tremenda falta de respeito e até a roçar a hipocrisia, para com os utentes deste serviço.
A Iliteracia é um mal que afecta uma grande parte dos nossos representantes em Odivelas,ao darem como certas as dúvidas que são deixadas por escrito por ministros e seus representantes.
Este analfabetismo funcional vai trazer muitos dissabores e reservas quanto ao funcionamento da nossa linha amarela.
Tomam argumentos,como “possibilidade” e o “depois logo se vê”como garantias que tudo se manterá como conhecemos até agora. Garantem que tudo e manterá…
Mas todo este ruido, já trouxe uma novidade…A inclusão, do que até agora estava excluido do Navegante Metropolitano Odivelas…A partir de junho, a Carris, que serve Odivelas, já fica “disponível” nesta modalidade, tal como já acontece nos concelhos vizinhos…
E, sem qualquer tipo de pretensão, mas esta, foi uma conquista, de toda a oposição, na Assembleia Municipal…
Entre concessões, voltas e amputações de linha, cá nos voltaremos a encontrar na próxima semana…
Rui Santos