OPINIÃO/CRUZEIRO: FOI UM FERRARI E UM BURRO!
Escrito por ARCO em Julho 6, 2019
Foi um Ferrari e um Burro!
Quem não se lembra deste episódio caricato e de grande impacto, protagonizado por António Costa em 1993, para alertar para a necessidade da existência de melhores transportes públicos no acesso à cidade de Lisboa?
Quem não se lembra da eficácia deste “protesto” e que foi importantíssimo para conseguir a vinda do metro até à cidade de Odivelas?
Sem dúvida um dos pontos mais importantes da história recente deste município.
Engane-se quem pense que a Linha Amarela apenas serve Odivelas.
Milhares de utentes vindos dos concelhos de Loures, Mafra, Sintra e até de Torres Vedras, embarcam na Linha Amarela na estação de Odivelas e Senhor Roubado, para irem para os seus empregos no centro da cidade de Lisboa.
A Linha Amarela tem fraca ocupação durante o dia, quando comparada com outras linhas. Esta é a desculpa mais utilizada pelos defensores deste plano de expansão, que é mais um que desde 2009 tem vindo a lume.
De facto a Linha Amarela durante o período laboral é bem menos frequentada no troço entre Odivelas – Campo Grande e retorno. É um facto que o Metropolitano de Lisboa necessita de reduzir o prejuízo e aumentar as receitas.
Mas será esta a única solução?
Os visionários e as iluminadas defensoras e defensores deste plano de crescimento do metro, esquecem-se de um pormenor importante.
O Metropolitano de Lisboa é uma empresa pública.
A sua única função é exclusivamente prestar serviços de qualidade à população. Nada mais, nada menos.
O investimento em novas composições do metro, mais modernas, mais ecológicas e mais seguras, é fulcral para a melhoria da segurança tanto dos utentes como dos maquinistas, e melhora substancialmente a qualidade do serviço.
A utilização de pessoal para a manutenção, e a sua adequada e certificada formação em vez de se continuar a fazer outsourcing de departamentos de manutenção, muitas vezes sem a certificação nem a formação adequada.
A circulação das composições a uma velocidade para 60km/h como no passado acontecia, possibilita uma maior frequência dos comboios e a uma melhoria de serviço.
A adaptação de todas as estações do metro para utentes com mobilidade reduzida.
A expansão da linha amarela até Loures para se ligar a uma futura expansão da linha vermelha é a prioridade.
Querem melhorar o metro? É desta forma que o fazem.
Não é criarem a malfadada linha circular, que não é de todo prioritária.
Basta terem o exemplo de Londres. Olhem para o plano que eles tinham, e percebem que foram obrigados a criar uma linha paralela para poderem fazer um “éspecie” de linha circular. A razão é simples, as condições de segurança não podiam ser asseguradas pelos engenheiros.
Foi um Ferrari e um Burro!
Porquê tanta insistência neste plano?
Porquê tanta teimosia?
Mais uma vez os cidadãos de Lisboa, Odivelas, Loures, e concelhos circundantes, andam às cavalitas de interesses unicamente pessoais em que apenas alguns lucram e milhares perdem.
A Estrela não quer nem precisa de estação do metro.
Santos não quer nem precisa de estação do metro.
Loures quer e precisa de estação do metro.
O hospital Amadora-Sintra quer e precisa de estação do metro.
Mas nem Loures nem o hospital Amadora-Sintra têm investimentos imobiliários, pertencentes a uma qualquer figura obscura, que serão fortemente valorizados com uma estação do metro à porta.
E quem pagará estas aventuras? Os mesmos de sempre, os cidadãos.
Entre 2015 e 2017 foram gastos mais de 18 milhões de euros do erário público para requalificar a 24 de Julho, Cais do Sodré e Campo das Cebolas. As obras da 24 de Julho com este plano de expansão terão de ser parcialmente destruídas para a instalação dos estaleiros.
Mais uma vez erário público a ser fatalmente mal gerido.
Segundo o relatório de impacto ambiental, que é público, alerta para que o Jardim e a Basílica da Estrela podem ficar em risco com a construção da estação da Estrela.
Mais uma vez pergunto. Porquê tanta teimosia?
Foi de facto um Ferrari e um Burro!
E uma Câmara Municipal que não se digna a defender Odivelas e prostra-se aos caprichos de uma Área Metropolitana de Lisboa.
O PAN quer transportes públicos melhorados para terminar com a dependência das viaturas pessoais. Para corroborar esse desejo, o PAN apresentou um projecto de resolução na Assembleia da República, para declarar prioritária a extensão da linha amarela do metro a Loures e a Sintra. Também apresentou na Assembleia da República uma proposta para tornar os transportes públicos um bem essencial. É este o tipo de politica que deveríamos usar para o bem da população.
O PAN apoia este e qualquer movimento de cidadãos que vise a defesa de Odivelas e dos seus cidadãos e cidadãs, e estaremos ao lado de qualquer força política que o queira fazer.
Porque isto é democracia.
Porque isto é o Portugal que queremos.
Nelson Silva
Deputado Municipal PAN Odivelas