Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual


ODIVELAS VAI ESTAR NO CENTRO DO DESPORTO EM NOVEMBRO

Escrito por em Outubro 25, 2018

A Candidatura de Odivelas a Cidade Europeia do Desporto em 2020 vai ganhar, nos próximos dias, uma dinâmica e uma visibilidade nunca antes alcançada, reforçando assim a imagem que a Câmara Municipal de Odivelas tem vindo a implementar, colocando o Desporto, o bem-estar e a qualidade de vida no centro das decisões políticas.

A 2 de novembro, uma sexta-feira, vão ser três, os organismos que dão conhecer a escolha de Odivelas para instalar as suas “casas”. São eles, o Sindicato de Jogadores Profissionais de Futebol, a Federação Portuguesa de Judo e a Federação de Ginástica de Portugal.

Também no dia 2, de manhã, pelas 10.30, vai ser apresentado o novo Complexo Desportivo do Porto Pinheiro e depois da cerimónia de apresentação há “Jogo das Estrelas”. É um investimento de um milhão e meio de euros do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol, que contempla a requalificação e a criação de projetos desportivos. No que diz respeito à requalificação, vamos ter de dois campos sintéticos e um de relva natural, a remodelação dos balneários e a construção de salas de formação.

Durante a tarde, às 14.30, será inaugurada a nova sede da Federação Portuguesa de Judo, que ficará instalada na rua Alves Redol. É uma das federações nacionais com mais medalhas olímpicas ejunta cerca de 12.000 praticantes, distribuídos por mais de 270 clubes. É também em Odivelas, que se prepara a IBSA Judo World Championship Odivelas 2018 que contará, entre de 16 a 18 de novembro, com a presença de 300 atletas de 45 países dos 5 continentes. A prova conta para o apuramento para os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020!

Ainda a 2 de novembro, será apresentada a “Casa da Ginástica”, no Polidesportivo Honório Francisco, na Codivel. É um sonho antigo da modalidade e contempla a criação de salas especializadas para as várias disciplinas olímpicas e não olímpicas, num espaço de excelência que permite aliar o Alto Rendimento à formação, inclusão social e inclusão de pessoas portadoras de deficiência. Terá, ainda, valências no âmbito da formação de agentes desportivos, para além de passar a ser um importante eixo logístico.

Entre 1 e 3 de novembro, Odivelas recebe também a visita da Comissão de Avaliação da ACES que vem avaliar a candidatura de Odivelas a Cidade Europeia do Desporto em 2020. É uma visita que  culmina numa Conferência de Imprensa marcada para dia 3 de novembro, às 12h30, no Strada.

Em Odivelas praticam-se as modalidades coletivas e individuais de relevância a nível nacional, há 71 coletividades e são mais de 4.000 atletas federados que, diariamente, se dedicam à prática desportiva.