Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Cruzeiro da Noite

00:00 08:00

Atual

Cruzeiro da Noite

00:00 08:00


Odivelas investe 8 milhões na educação

Escrito por em Agosto 19, 2022

Município de Odivelas investe 8 milhões de euros
no novo ano letivo 2022/2023

 

Medidas como a gratuidade dos kits ou a oferta das fichas escolares contribuem para aliviar os orçamentos das famílias do concelho com uma das maiores taxas de natalidade do país.

 

Odivelas 19 Agosto 2022 – A Câmara Municipal de Odivelas acaba de anunciar um investimento de cerca de 8 milhões de euros no ano letivo 2022/2023, em apoio às famílias e  à comunidade escolar  para o desenvolvimento escolar dos alunos.

A autarquia decidiu renovar a atribuição gratuita das fichas escolares até ao 2.º ciclo do ensino básico e a oferta de kits escolares a todos os alunos dos Jardins de Infância e do 1.º ciclo, dando continuidade a uma política de proximidade pioneira em Portugal.

Recorde-se que Odivelas foi precursor na entrega gratuita dos livros escolares e que após o Governo decretar a gratuitidade dos manuais, avançou para a disponibilização gratuita das fichas, sendo neste momento um dos poucos municípios do país a fornecer igualmente kits escolares aos alunos.

Paralelamente, encontra-se também assegurado o fornecimento de três refeições diárias às crianças do pré-escolar e do 1.º ciclo, bem como o almoço a todos os alunos do 2.º e 3.º ciclo e do ensino secundário dos estabelecimentos de ensino da rede pública, representando um investimento de 5,7 milhões de euros.

O Presidente da Câmara Municipal de Odivelas, Hugo Martins, afirma que autarquia tem o compromisso de “continuar a apoiar as famílias, no atual contexto de forte incerteza e complexidade que vivemos”.

Referindo-se aos investimentos anunciados, Hugo Martins declarou que “a Educação continua a ser um dos principais pilares do desenvolvimento do município de Odivelas, pelo que continuamos a trabalhar para promover a inclusão e um ambiente escolar de tranquilidade junto da comunidade educativa”, aludindo de seguida ao facto de “neste primeiro ano de mandato, já haver investimos de cerca de 14,5 milhões de euros na requalificação ou construção de novos equipamentos escolares”.

O novo ano letivo contará ainda com o programa piloto “Plataforma Digital de Conteúdos Educativos”. Esta iniciativa dará a 500 alunos do concelho a possibilidade de utilização de novos recursos digitais, aliviando as mochilas das crianças e potenciando o sucesso escolar destes alunos.

Encontra-se ainda, a decorrer, durante esta pausa letiva, a requalificação de várias escolas do concelho para garantir o conforto e a segurança dos alunos e dos profissionais no regresso às aulas, tendo sido investidos mais de 1.5 milhões de euros.

Marcado como

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *