Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Current track

Title

Artist

Current show

Current show


NOVOS RADARES CONTROLAM VEÍCULOS A DOIS KM DE DISTÂNCIA

Written by on Agosto 9, 2021

GNR ADQUIRE RADARES QUE CONTROLAM AUTOMÓVEIS A DOIS KM DE DISTÂNCIA

Lisboa 9 Agosto 2021 – Os novos aparelhos são portáteis, podem ser usados a partir de viadutos e em curvas. Também fazem pequeno vídeo da viatura a ser controlada e captam velocidades superiores a 300 quilómetros por hora. 

A GNR adquiriu novos modelos de radar, que permitem controlar a velocidade de um veículo a mais de dois quilómetros de distância.

Os anteriores aparelhos da GNR tinham um alcance inferior a cem metros.

Os atuais são “mais rigorosos, precisos e eficazes”, pesam apenas dois quilos enquanto os antigos pesavam cerca de 30 quilos, podem também ser “usados manualmente e apontados para um carro específico”.

Além disso “Os modelos anteriores tinha de permanecer fixos, ao nível da via, e apenas podiam ser usados nas retas. Os novos radares podem trabalhar em qualquer ângulo e não há o risco de controlar duas viaturas em simultâneo»

Segundo a GNR «podem, por exemplo, ser utilizados em curvas e a partir de viadutos. Também podem ser colocados em motos, no interior de carros e nos rails”.

Esta vantagem permitirá que os radares sejam postos em pontos negros marcados pela existência de diversas curvas e, desse modo, “combater com mais eficácia a sinistralidade rodoviária”.

Têm ainda outra vantagem podem realizar um pequeno vídeo com 20 a 30 fotogramas do automóvel em excesso de velocidade.

“O aparelho escolhe automaticamente o fotograma mais nítido para mostrar a velocidade de circulação da viatura. O modelo antigo tirava apenas uma fotografia ao carro”, esclarece a GNR.

Tagged as

Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *