Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Current track

Title

Artist

Current show

Cruzeiro da Noite

00:00 08:00

Current show

Cruzeiro da Noite

00:00 08:00


NESTE DIA ACONTECEU NO ANO …

Written by on Maio 29, 2020

Neste dia aconteceu no ano …

385 – A Batalha de Trancoso entre forças portuguesas e castelhanas foi o primeiro sinal da vitória dos portugueses durante o interregno, que foi a crise de 1383/85.

1453 – Exércitos do sultão Mehmed II capturaram Constantinopla, atual Istambul, depois de um cerco, pondo fim ao império romano do oriente, dando início à idade moderna.

1790 – Rhode Island torna–se no 13.º estado norte–americano, após ter ratificado a constituição americana.

1836 – Faleceu em Grijó de Valebenfeito, Macedo de Cavaleiros, Inocêncio António de Miranda, natural de Pero do Outeiro, Bragança, onde nasceu em 1761, sacerdote, escritor e político, bacharel pela Universidade de Salamanca, pároco em S. Pedro dos Sarracenos, Abade de Medrões e reitor da Igreja de Grijó, deputado liberal, perseguido pelos miguelistas, iniciado maçon, escreveu a obra ‘O Cidadão Lusitano’ onde fez uma documentada defesa da maçonaria.

1848 – Fundou–se em Coimbra com a eleição da primeira Alta Venda, a Carbonária Lusitana, anticlerical, conspirativa e republicana, pelo padre António de Jesus Maria da Costa, de nome simbólico Ganganelli, mais tarde irradiado por desobediência, abrindo as portas e fechando, encerrou–as por longo tempo em 1864. Por volta de 1850/1, teve sede em Lisboa uma carbonária com o nome de Carbonária Portuguesa, dividida em secções chamadas choças, ou lojas-carbonárias, mas teve curta duração. Na segunda metade do século XIX, surgiu em Portugal a maçonaria académica, que se transformou em carbonária, as lojas maçónicas Independência, Justiça, Pátria e Futuro passaram a choças, os seus membros foram divididos em grupos de vinte, cada um desses grupos as choças adotou um nome diferente, foram assim criadas vinte choças, presididas por uma Alta Venda provisória, em breve, esta carbonária foi integrada por elementos populares que foram sendo iniciados na antiga Rua de S. Roque, 117, último andar, em Lisboa, sede provisória da Carbonária Portuguesa, a primeira choça popular teve o nome República, seguindo–se a  Marselhesa, Companheiros da Independência, Mocidade Operária e Amigos da Verdade, entre outras.

1848 – Wisconsin torna–se no 30.º estado norte–americano.

1901 – Publicada em Coimbra a revista semanal, Gazeta Ilustrada, propriedade de Albino Caetano da Silva e editada por José Joaquim d’Almeida, saíram 26 números até 23/11, “divulgação e generalização moderna, orientação científica, literária e artística, fornecendo semanalmente aos (…) leitores, numa leitura clara, simples e amena, o conhecimento de tudo o que pela sua importância, atualidade e interesse se torna necessário para a formação de uma cultura geral”, nela colaboraram entre outros Bernardino Machado, Fernandes Costa, Fialho de Almeida, Marcelino Mesquita e Trindade Coelho.

1918 – Nasceu em Lisboa, Vitorino Magalhães Godinho, historiador, licenciado em histórico–filosóficas em. Lisboa, onde foi professor e investigador, bem como em Paris, doutor honoris causa pela Universidade de Clermont–Ferrand, lecionou na Universidade Nova de Lisboa recebeu prémios nacionais e internacionais, diretor da Biblioteca Nacional, sócio correspondente da Academia Brasileira de Letras e da Royal Academy of London, fundou e dirigiu a Revista de História Económica e Social, desenvolveu grande obra escrita como, ‘História Económica e Social da Expansão Portuguesa’, ‘Os Descobrimentos e a Economia Mundial’, ‘O Socialismo e o Futuro da Península’ e ‘A Estrutura da Antiga Sociedade Portuguesa’, erudito, metódico, estudioso, opositor, democrata e ministro da educação em 1975. Faleceu em 19/12/1991.

1937 – O ditador espanhol Franco criou uma polícia anti–maçónica, para recolha e estudo de informações sobre os inimigos de Espanha e integrando e centralizando secretamente o arquivo das lojas maçónicas em Salamanca.

1953 – Edmund Hillary e o guia nepalês Sardar Tenzing Norgay escalaram pela primeira vez, o Pico do Evereste, a 8.850m no Nepal, o mais alto do planeta.

1954 – Realizou–se no Hotel de Bilderberg, em Guldres, nos Países Baixos, a primeira reunião do Clube Bilderberg, a partir da ideia lançada pelo polaco Josef Retinger. Passou a ser um encontro anual no qual participam um máximo de 150 convidados escolhidos entre personalidades influentes no mundo empresarial, académico, mediático ou político. As conferências são um fórum de discussão informal acerca de grandes tendências e questões mundiais. Os encontros ocorrem sob a regra de Chatham House, isto é, os participantes são livres para usar as informações recebidas durante a reunião, mas não podem revelar a identidade ou a afiliação de quem as deu. Não existe uma agenda detalhada da reunião, nenhuma resolução é proposta, não há votações, e, após o encontro, nenhuma declaração política é divulgada. Tornou–se no maior centro de lobbying político e financeiro, sendo acusados de dirigirem e controlarem o mundo capitalista e ocidental.

1982 – Visita à Catedral de Cantuária do Papa João Paulo II, a primeira visita dum Papa a Inglaterra desde 1531, quando o Rei Henrique VIII fundou a igreja anglicana em oposição à Igreja Católica.

 

Tagged as