Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Liqquid Grooves

00:00 02:00

Atual

Liqquid Grooves

00:00 02:00


MULHERES COM MENOPAUSA PRECOCE ENGRAVIDAM APÓS TRATAMENTO

Escrito por em Abril 10, 2018

Foram divulgados os resultados de um ensaio clínico que avaliou o potencial de uma nova estratégia para o tratamento da falência ovárica prematura, vulgarmente conhecida como menopausa precoce. O novo método consiste na aplicação direta de células estaminais mesenquimais do tecido do cordão umbilical nos ovários. Duas das participantes no estudo conseguiram engravidar de forma natural no primeiro ano após o tratamento.

O estudo em causa incluiu 14 mulheres com falência ovárica prematura, com idades entre os 26 e os 37 anos, todas tratadas com recurso à nova metodologia. Após o tratamento, as participantes foram acompanhadas regularmente durante um 1 ano, sem que se observassem efeitos adversos severos decorrentes do tratamento.

Antes do tratamento experimental, nenhuma das participantes tinha demonstrado sinais de fertilidade. No entanto, três meses após o tratamento, foi possível observar sinais de atividade ovárica, quer a nível hormonal, quer a nível ecográfico, com os exames a indicar aumento de tamanho e fluxo sanguíneo dos ovários, em pelo menos seis doentes e duas participantes conseguiram mesmo engravidar de forma natural no primeiro ano após o tratamento.

A menopausa precoce pode ser atribuída a causas genéticas e os sintomas comuns incluem disfunção sexual , “afrontamentos”, alteração da função urinária e perturbações do sono. Embora esta doença afete apenas 1% da população feminina com menos de 40 anos, tem um impacto muito significativo na sua saúde e bem-estar.

 

Marcado como